Wednesday, May 30, 2012

Jetro Willems: o "benjamim" do Euro 2012

Com apenas 18 anos, feitos em março, o holandês Jetro Willems é o atleta mais novo convocado para o Euro 2012. O promissor lateral esquerdo do PSV foi uma das surpresas da lista de Bert van Marwijk, a par de Adam Maher, do AZ Alkmaar, e de Luciano Narsingh, do Heerenveen. Campeão da Europa de sub-17 em 2011, Willems chegou ao PSV no início da presente época, vindo do Sparta de Roterdão, e beneficiou da lesão do habitual dono da lateral esquerda do clube de Eindhoven e da selecção, Erik Pieters. Será que vai ser este caloiro, que se estreou com a camisola da principal selecção laranja no passado sábado na derrota com a Bulgária, o “dono” da lateral esquerda holandesa no Euro e que vai tentar parar Cristiano Ronaldo, Nani e companhia?  De resto, caso venha a ser utilizado, Jetro tornar-se-á no mais jovem jogador a actuar num Campeonato da Europa, batendo o registo do belga Enzo Scifo, que tinha 18 anos e 115 dias quando alinhou pela Bélgica, no Euro 84. Vejam um “aperitivo” sobre o “benjamim” do Euro no vídeo.
Quanto ao atleta mais velho a marcar presença na competição, que vai ser disputada na Ucrânia e Polónia, é o guarda-redes grego Kostas Chalkias, do PAOK de Salónica, com 38 anos, "apenas" mais 20 que Willems. Adiram ao blog no facebook em

Monday, May 28, 2012

O goleador sírio

Ultimamente, a Síria tem sido alvo de intensa cobertura noticiosa a nível internacional. Infelizmente, os motivos estão longe de ser os melhores e o povo continua a sofrer atrocidades por parte de quem lidera este país asiático, com parca expressão no panorama futebolístico internacional. Não me lembro de nenhum jogador sírio que tenha atingido plano de destaque no futebol europeu e é por essa razão que entendi realçar a excelente temporada protagonizada por Sanharib Malki, ao serviço dos holandeses do Roda.

Nascido na Síria, o ponta-de-lança de 28 anos marcou 25 golos (apenas um de grande penalidade) e foi um dos segundos melhores marcadores da liga holandesa, apenas superado por outra surpresa: Bas Dost, do Heerenveen. Malki fez quase toda a sua carreira em clubes belgas - Union St. Gilloise, Roeselare, Germinal Beerschot e Lokeren – antes de na época passada ter jogado na IIª Divisão da Grécia, pelo Panthrakikos, onde marcou apenas um golo. Esta época, o internacional sírio decidiu “explodir” e marcar 25 golos num campeonato conhecido por fazer as delícias dos avançados.

Thursday, May 24, 2012

José Peseiro: «Devo muito ao Sporting»

José Peseiro foi esta quarta-feira o protagonista da conferência “O Treinador e a sua equipa técnica: Organização e Gestão”, promovida no âmbito dos cursos de Mestrado em Ciências do Desporto e da Licenciatura em Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Deixo aqui algumas frases soltas do antigo técnico do Sporting.

«Era ponta-de-lança mas, a minha lança acertava pouco na baliza»

«Nem todos os treinadores podem chegar ao alto rendimento, mas todos podem sonhar em lá chegar»

 «Quando sentir que não posso aprender mais sobre futebol, o melhor é desistir»

«O guarda-redes vê tudo de frente, o avançado vê tudo de costas e por isso ganha mais»

«Quem ganha mais é quem decide bem, não é quem corre mais»

«Um jogador de futebol de alto rendimento é um fórmula 1»

«Devo muito ao Sporting»

«Até o jogador mais longe da bola tem de estar sempre empenhado e concentrado»

«O Barcelona, por vezes, controla a bola para defender»

«O objetivo é que o grupo seja mais do que a soma das partes»

«Não é alarme nenhum haver subgrupos num grupo»

«Eu trabalhava um terço como professor do que o que trabalho como treinador»

[Referindo-se ao Sporting]«Perdemos aquilo tudo, mas jogámos sempre da mesma maneira»

Tuesday, May 22, 2012

Jean “rebola” Effala

Este momento captado na recente partida que os Camarões realizaram com o Egipto foi ontem amplamente divulgado em tudo o que é site desportivo, blogosfera e redes sociais em Portugal. Dos vários que vi poucos referiram o nome do atleta que protagonizou este episódio caricato. Uns limitaram-se a falar no guarda-redes dos Camarões, outros até lhe trocaram o sobrenome, outros optaram pelo “mais fácil” e copiaram quem errou... A bem do rigor e da verdade deixo aqui o verdadeiro nome deste grande “artista”: Jean Effala Komguep, tem 19 anos, defendeu a baliza da selecção sub-20 no Mundial do escalão de 2011, onde até jogou contra Portugal, e representa o Cotonsport, do seu país. Proporcionou ao mundo mais um momento épico da imprevisibilidade tão típica do futebolista africano e merece, no mínimo, que seja tratado pelo seu nome correcto.

Friday, May 18, 2012

Nilmar e Rossi “ajudaram” à queda do “submarino amarelo”

À semelhança do que sucedeu na época passada com a Sampdoria, o Villareal passou do “céu” da Liga dos Campeões ao “inferno” na IIª Divisão Espanhola num instante. Quarto classificado na época passada, o “submarino amarelo” não conseguiu evitar a despromoção, numa última jornada dramática para o clube presidido por Fernando Roig. A venda de Santi Cazorla, bem como as prolongadas lesões de Nilmar e de Giuseppe Rossi, são apenas alguns dos factores que ajudam a explicar uma temporada de descalabro. Comparando a época passada com a que terminou no último domingo, é fácil constatar a abismal diferença de rendimento dos dois avançados. Em 2010/2011, Rossi marcou 18 golos, participou em 36 jogos e atuou 3.028 minutos, enquanto que em 2011/2012 se ficou por três golos, nove jogos e 749 minutos. Quanto ao brasileiro, marcou quatro golos (11 na época passada), fez 21 jogos (31) e 2.367 minutos (1.204). Recordo que há seis anos, o clube da região de Valência esteve muito perto de atingir a final da Liga dos Campeões quando Juan Román Riquelme falhou um penalty contra o Arsenal. O presidente já assumiu que o clube vai vender alguns dos seus melhores valores, mas o veterano e capitão Marcos Senna já anunciou que continua. A despromoção terá sido apenas um acidente de percurso ou o submarino continuará debaixo de água por muito tempo?

Tuesday, May 15, 2012

Estoril e Moreira de Cónegos “intrusas” entre sedes de concelhos

Quis o destino que as equipas que ocuparam os dois primeiros lugares da Liga de Honra e, por conseguinte, ascenderam ao principal campeonato nacional sejam oriundas de freguesias e não de sedes de concelho, como sucede com as restantes 14 que se mantiveram na SuperLiga. É apenas uma curiosidade mas demonstra que nem sempre o teórico maior poderio financeiro dos clubes de sedes de concelho leva a melhor e Estoril (concelho de Cascais) e Moreirense (concelho de Guimarães), são a prova viva desta situação. Outro facto curioso é que o estádio do Moreirense, que tem capacidade para cerca de seis mil espectadores, estava praticamente lotado na recepção ao Sporting da Covilhã, e a freguesia de Moreira de Cónegos tem registados 4.853 residentes. Como não é crível que todos os moradores da vila tenha ido ao jogo, e como os adeptos visitantes não chegavam às duas centenas, é de enaltecer a capacidade mobilizadora do clube presidido por Vítor Magalhães.

Thursday, May 10, 2012

Weah Jr: Nem sempre “filho de peixe sabe nadar”

George Weah é o melhor futebolista liberiano de todos os tempos. Atingiu o auge da carreira no AC Milan e representou ainda clubes como Mónaco, PSG, Chelsea ou Manchester City. Talvez empolgado pelo sucesso do progenitor, o seu filho George Weah Junior tentou também a sua sorte no mundo do futebol. Contudo, após ter começado nas camadas jovens do colosso milanês, o jovem, que tem nacionalidade liberiana e norte-americana (tendo chegado a representar os sub-20 dos “States”), tarda em impôr-se no futebol sénior. Após ter sido afectado por sucessivas lesões e terminar o vínculo com o clube onde o seu pai brilhou em 2006/2007, o mais novo dos Weah's, hoje com 24 anos, foi para a Suíça, onde nunca passou de clubes dos escalões secundários como CS Romontois, FC Wohlen, FC Baden e FC Wangen. A meio desta temporada, após ter dado nas vistas no terceiro escalão helvético com sete golos em 12 jogos, foi cumprir um período de experiência nos búlgaros do Kaliakra Kavarna e assinou em fevereiro por época e meia, mas mais uma vez sem grande sucesso. Disputou nove jogos, quatro a titular e cinco como suplente utilizado, não marcou nem um golo, e o clube é penúltimo com apenas 11 pontos e dificilmente escapará à despromoção. Para recordar aqui um pouco do “perfume” do Weah mais velho deixo aqui um vídeo de um dos seus melhores golos em Itália. Adiram ao blog no facebook em

Monday, May 07, 2012

Kaźmierczak campeão polaco

Przemysław Kaźmierczak, antigo jogador de Boavista, FC Porto e Vitória de Setúbal, é, para a generalidade dos portugueses, o único futebolista conhecido do novo campeão polaco, o Slask Wroclaw. O clube que na última época terminou na segunda posição conquistou o segundo título do seu historial ao vencer fora o anterior campeão, o Wisla Cracóvia, por 1-0, na derradeira jornada da prova realizada ontem. Aos 30 anos, Kaz, como ficou conhecido por cá, não foi titular indiscutível mas assumiu papel importante na conquista do título ao participar em 12 partidas, seis de início. O internacional polaco chegou a Portugal no início da época 2006/2007 para representar o Boavista, vindo do Pogoń Szczecin juntamente com o compatriota Rafal Grzelak e rapidamente se assumiu como uma das figuras clube do Bessa. O seu poderio físico aliado ao seu forte pontapé (marcou seis golos) despertaram a cobiça de vários emblemas, tendo o FC Porto ganho a corrida. Contudo, Kaz nunca se conseguiu impor verdadeiramente no Dragão, tendo sido emprestado aos ingleses do Derby County e ao Vitória de Setúbal, antes de regressar ao seu país natal para representar o Slask Wroclaw. Curiosamente, Grzelak jogou esta temporada no Ruch Chorzów, que terminou como vice-campeão.

Friday, May 04, 2012

Aproveita bem Marco...

A avaliar pelo seu sobrenome, Marco não é um homem de sorte, pelo menos no que toca à consumação do acto sexual. Resta saber se são poucas as vezes, mas boas... Marco Foderaro, de 30 anos, representa atualmente o FCC Acri, do grupo I da série D italiana (5º escalão), e fez toda a sua carreira nas divisões secundárias transalpinas.

Thursday, May 03, 2012

O Kim dá Sol, o Adriano Chuva

Sol e chuva são dois estados quase sempre opostos e, apesar de raros, também podem ser nomes de futebolistas e, curiosamente, já podem ter coexistido no mesmo plantel. Foi o que passou na época passada nos sul-coreanos do Pohang Steelers com Kim Da-Sol e Adriano Chuva.
Quis o destino que na presente temporada se separassem e se o jovem guarda-redes sul-coreano continua no clube, o avançado brasileiro continua no país mas mudou de emblema, representando agora o Gwangju Football Club. Curiosamente, Adriano Chuva chegou a ser dado como reforço do Nacional da Madeira na época 2003/2004 mas a transferência do Sport Recife para o clube insular acabou por não se concretizar.

Tuesday, May 01, 2012

Melgarejo considerado a “revelação da época”

Lorenzo Melgarejo foi considerado pela maioria dos leitores (13 em 51) que participaram na última votação como a maior revelação da época em Portugal. Chegado esta época ao campeonato nacional, o jovem paraguaio que o Benfica contratou ao Independiente Football Club por cerca de 750 mil euros e depois emprestou ao Paços de Ferreira, o extremo tem impressionado pela sua velocidade, poder de explosão e de remate. Com apenas 21 anos, impôs-se rapidamente na equipa da “Capital do Móvel” e já apontou nove golos, sendo um dos melhores marcadores da prova. De resto, as suas exibições e rendimento já lhe terão aberto as portas do plantel do Benfica na próxima temporada. O segundo mais votado (9) foi outra agradável surpresa, o português Salvador Agra que o Olhanense foi “descobrir” no Varzim e já vendeu ao Bétis de Sevilha, seguindo-se o também português e talentoso avançado Hugo Vieira, do Gil Vicente, com 8. Fora do pódio ficaram Christian Atsu (7), Sami (5), Cláudio e Fabiano (ambos com 3), Ludovic (2) e Luisinho (1). Entretanto, está aberta nova votação sobre o melhor jogador da SuperLiga desta época. Votem!