Monday, April 08, 2013

Heerenveen, clube de goleadores

O campeonato holandês é frequentemente apontado como uma espécie de “paraíso dos avançados” devido aos muitos golos que lá são marcados. Neste particular, há um clube que, não fazendo parte do rol tradicional de candidatos ao título, se destaca por ter revelado alguns dos melhores marcadores das últimas épocas e que, fruto das boas campanhas realizadas, saltam para emblemas de maior dimensão. Estou a falar do Sport Club Heerenveen, oriundo de uma pequena cidade com pouco mais de 40 mil habitantes. O mais curioso é que boa parte dos avançados que chegam ao Heerenveen, por mais desconhecidos que sejam antes de lá jogarem, “explodem” a marcar golos, assim que chegam ao Abe Lenstra, estádio do actual sétimo classificado da liga holandesa.

É o caso, por exemplo, do islandês Alfreð Finnbogason que, na sua época de estreia na Holanda, é o terceiro melhor marcador do campeonato com 21 golos, atrás do costa-marfinense Bony Wilfried, outra agradável surpresa, que milita no Vitesse, e do italiano Graziano Pellè (Feyenoord). Antes de chegar ao Heerenveen, Finnbogason passou quase despercebido pelos suecos do Helsingborgs, belgas do Lokeren e no Breidablik, do seu país natal. Na época passada, o “rei dos marcadores” da Holanda também vestiu de azul e branco. Bas Dost marcou 32 golos e ganhou o passaporte para o campeonato alemão, onde foi jogar para o Wolfsburg. Em 2008/09, o melhor marcador da equipa foi um tal de Danijel Pranjic que apontou 16. Já em 2006/2007, o melhor marcador da prova já tinha sido do Heerenveen, o “mal amado” brasileiro Afonso Alves que marcou “só” 34 golos. Na época anterior, Klaas-Jan Huntelaar, formado no PSV, marcou 17 pelo Heerenveen e 16 pelo Ajax, para onde se transferiu a meio da temporada, coroando-se também “rei” dos goleadores. À excelente campanha de Finnbogason também não deverá ser alheio o facto de ter como treinador Marco Van Basten.

Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Rui Mendes said...

Realmente o campeonato holandês tem sempre elevadas médias de golos marcados e o Heerenveen tem revelado algumas boas surpresas

Anonymous said...

O Heereveen tem-se revelado como uma enorme máquina de produzir talentos para o mundo do futebol. Falamos sempre nas escolas do Ajax, mas este clube é a prova que toda a "escola" holandesa tem qualidade.
Jogos de marcar livres