Thursday, May 16, 2013

Época de sonho do Arouca começou com derrota na Covilhã

Apenas seis épocas após se ter sagrado campeão distrital de Aveiro, o Futebol Clube de Arouca garantiu uma subida inédita à Primeira Liga, culminando uma ascensão meteórica, rara no futebol português. Veio-me então à memória o primeiro jogo oficial da época dos novos primodivisionários (a que assisti), em que visitaram o Sporting da Covilhã, perdendo por 4-2, em partida da Taça da Liga. Nessa altura, a equipa serrana dominou e derrotou um adversário que, por curiosidade, até tem nos seus quadros vários atletas que já tinham envergado a camisola verde e branca da formação da casa. Da parte dos visitantes, entre os poucos adeptos presentes muitos não se coibiram de assobiar Vítor Oliveira e de o mandar embora.

Ironia do destino, cerca de 10 meses depois, o Sporting da Covilhã é despromovido à IIª Divisão e o técnico matosinhense virou “herói”, garantindo a sua sexta subida à Primeira Liga. Um dos grandes destaques do recém-promovido é o veterano brasileiro Joeano que, aos 33 anos, se sagrou melhor marcador da Segunda Liga com 24 golos, sendo seis de grande penalidade, e ainda falta uma jornada. Não deixa de ser curiosa a carreira do avançado natural de Fortaleza que chegou a Portugal em 1999/2000 para alinhar no Arrifanense, Esmoriz e Sanjoanense, dos escalões secundários. Jogou depois nos espanhóis do Salamanca, seguindo-se cinco épocas na Académica, interrompidas por duas passagens nos israelitas do Beitar Jerusalem. Em 2008/2009 concluiu a época no Vitória de Setúbal, até emigrar de novo, desta feita para o Ermis Aradippou, do Chipre, assinando no início da última temporada pelo Arouca. O futuro? A Deus pertence.

Adiram ao blog no facebook em

1 comment :

Anonymous said...

O Sp. da Covilhã, como o 'glorioso sem glórias', começou bem e acabou mal. Já o Arouca, como o clube treinado por Vítor Pereira, não começou muito bem mas acabou em festa...