Monday, March 10, 2014

Porque é que os árbitros são agredidos?

Primeiro que tudo quero deixar bem claro que nada me move contra árbitros de futebol ou de qualquer outra modalidade e, com este post, não pretendo incentivar à prática de atos violentos sobre quem dirige os jogos.

Já assisti “in loco” a árbitros a serem agredidos e insultados, tanto por jogadores como por dirigentes ou espectadores. Há até quem vá à bola ansioso por ouvir uma falta assinalada contra a sua equipa para presentar os árbitros com alguns insultos que “ajudam” a tornar menos negra uma semana de dificuldades. Estes comportamentos são lamentáveis e em nada servem para dignificar o chamado “desporto-rei”. Contudo, o reverso da da medalha também se aplica em muitos casos.

Salvo honrosas excepções, há árbitros que usam e abusam de prepotência e arrogância quando dirigem jogos, seja de camadas jovens ou de seniores. Já presenciei encontros em que árbitros assistentes, provocados por adeptos, não se coíbem de responder na mesma moeda e alguns até fazem gestos menos apropriados. Também já assisti a árbitros ofenderem jogadores e os seus familiares mais próximos...

Não pretendo nem quero ser advogado de defesa de quem agride, mas não me espanta que por vezes a paciência de quem é prejudicado, por vezes declaradamente, e ainda por cima humilhado se esgote. Quem quer ser respeitado, tem que dar o exemplo, respeitando os outros da mesma forma.

 Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Renato Fresti said...

futebol no Brasil não é futebol se não tem confusão, é deprimente... O respeito tem que ser mútuo e deve ser levado como um esporte e não esta mistura de amor e ódio entre torcedores, árbitros e jogadores. Um absurdo!

Bocha said...

Hola,
Mi nombre es Cristian Gonzalez, creador del blog Abran Cancha, y estoy interesado en un intercambio de enlaces.

Mi sitio es de PageRank 4, te beneficia mucho. Estas interesado?

Espero la respuesta, saludos.

Abran Cancha
www.abran-cancha.blogspot.com