Wednesday, April 22, 2015

Viveu o sonho do Chelsea mas desceu à realidade dos Distritais

Ricardo Fernandes chegou a Londres movido pelo sonho de brilhar na Premier League. Partilhou o balneário com Didier Drogba, Frank Lampard e John Terry. Contudo, os sonhos nem sempre se concretizam e hoje o médio ofensivo tenta brilhar ao serviço do Penelense, da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, bem longe dos holofotes dos principais relvados ingleses.

Estávamos em 2005, ano do primeiro "reinado" de José Mourinho em Inglaterra, quando representantes do Chelsea vieram a Portugal para recrutar três jovens promissores da Academia do Sporting. Eram eles Ricardo Fernandes, Fábio Ferreira e Adrien Silva. Curiosamente, o único dos três que "roeu a corda" ao mais que provável campeão inglês foi o que, até ao momento, teve maior sucesso. Adrien Silva é hoje titular indiscutível da formação leonina e internacional pela seleção A. Os outros dois, na altura com 16 anos, não dispuseram de muitas oportunidades na transição para seniores no clube londrino e foram obrigados a rumar a outras paragens. Fábio Ferreira joga na Austrália há cinco anos, tendo já conhecido três clubes. Quanto a Ricardo Fernandes foi o que menos sucesso e sorte teve. Afetado por uma grave lesão, uma rotura quase total dos ligamentos no joelho direito, quando jogava na equipa de reservas do clube londrino, treinada por Brendan Rodgers, atual técnico do Liverpool, o então promissor médio também não beneficiou da troca de José Mourinho por Luiz Felipe Scolari no comando técnico do clube londrino. O brasileiro não deu aval à renovação com Ricardo e Fábio, e foi aí que o sonho se começou a desvanecer.

Desde que terminou a ligação ao Chelsea, Ricardo Fernandes tem jogado nos escalões secundários portugueses. O médio já passou por Marinhense, Sporting de Pombal e Naval 1º de Maio. No início da presente época, chegou ao Penelense para manter a forma e tentar ajudar o clube a subir aos Nacionais, um objetivo que já não pode ser alcançado. O médio elogia a postura de Drogba e de Cristiano Ronaldo, mas de Fábio Paim, de quem é amigo, prefere nem falar. Segundo o site da Federação Portuguesa de Futebol, Ricardo João Veludo Oliveira Fernandes representou Portugal por 22 vezes, três nos sub-16, 14 nos sub-17 e cinco nos sub-18.

Artigo colocado originalmente aqui

Adiram ao blog no facebook em

No comments :