Monday, June 29, 2015

Fábio Paim deixa Lituânia para assinar por clube do Luxemburgo

Apesar de até estar a jogar com regularidade nos lituanos do FK Neveziz, Fábio Paim vai mais uma vez mudar de ares e ingressar em mais um clube de um campeonato secundário de um país sem grande tradição futebolística. O talentoso atleta formado no Sporting assinou um contrato de três anos com o Union 05 Kal Téiteng, equipa que terminou a última edição da Liga de Honra do Luxemburgo na oitava posição e que pretende lutar pela subida ao escalão principal.

Aos 27 anos, o extremo, a quem lhe reconheciam capacidades para ser um dos melhores do mundo à semelhança de Cristiano Ronaldo ou Diego Maradona, diz querer dar prioridade à família, tendo optado por um contrato duradouro capaz de lhe conferir alguma estabilidade. Por isso, garante ter rejeitado convites que lhe chegaram de outros países para representar clubes da primeira divisão. A nível desportivo, a "aventura" na Lituânia estava a correr bem, com o jogador a jogar com regularidade e a marcar vários golos. Todavia, mais uma polémica, relacionada com o caso de uma alegada violação de que veio a ser ilibado, acabou por prejudicar a sua imagem no país. A incursão no Luxemburgo é a "enésima" tentativa do jogador tentar relançar uma carreira que tinha muitas condições para ser brilhante.

Após se desvincular definitivamente do Sporting, Fábio Paim está cada vez mais transformado num autêntico "globetrotter" do futebol mundial. Já tentou, sem sucesso, experiências em Malta, China, Grécia, Angola, Inglaterra (Chelsea) e até nas divisões secundárias portuguesas. No Luxemburgo vai encontrar um clube presidido por um português, José Gonçalves, treinado por outro português, Manuel Correia, e ter vários lusos como companheiros de equipa. De acordo com o site da Federação Portuguesa de Futebol, Fábio Miguel Malheiro Paim representou Portugal por 42 vezes, duas nos sub-16, 16 nos sub-17, três nos sub-18, oito nos sub-19, 12 nos sub-20 e uma nos sub-21.

No Luxemburgo, Fábio Paim poderá encontrar outro jogador que em tempos foi apontado como grande promessa do futebol nacional: Stélvio Cruz. Um trinco possante e alto, formado no Sporting de Braga, que um dia terá motivado o interesse do AC Milan. Tem 26 anos e está no F91 Dudelange, que terminou a última época da principal divisão na terceira posição, há duas épocas.

Artigo colocado originalmente aqui

Adiram ao blog no facebook em

No comments :