Tuesday, October 24, 2006

A história dos alívios para a entrada da área

O golo do FC Porto no último domingo no derby com o Sporting fez-me reviver alguns momentos muito maus. Aquele toque, que teve tanto de ingénuo como de imbecil do nosso titularíssimo da selecção, fez-me lembrar as dramáticas eliminações do Sporting em dois anos seguidos com equipas austríacas: Casino Salzburg e Rapid de Viena. Isto porque à semelhança do Ricardo, também, salvo erro o Nélson, o lateral direito, resolveu cortar a bola mesmo para a zona central da área. Resultado: uma “bomba” para o fundo das redes dum rapazinho chamado Kubauher que ninguém conhecia e que depois chegou a jogar na Real Sociedad. Será que ninguém os avisa para não porem a bola naquela zona? Ou será mesmo cortar para onde estão virados?

Tuesday, October 17, 2006

O Eurípedes

E este? Já se viu que o Benfica tem queda para estes ilustres. Conhecido pelos seus golpes de karaté em pleno relvado, Eurípedes Daniel Adão Amoreirinha ainda pertence aos quadros benfiquistas. Será que alguma vez lá voltará a jogar? Fica a pergunta no ar.

Emanuel Jesus Bonfim Evaristo

Quem foram os pais que resolveram colocar este bonito e católico nome ao seu rebento que chegou esta época ao Benfica que hoje acaba de ser humilhado em Glasgow no terreno do Celtic. Pos é, o rapazinho é mesmo o Manú que corre como tudo. Mas tem um nome bonito isso tem.

Friday, October 13, 2006

Homenagem ao Cherba

Depois de fazer um grande Mundial de sub-20 pela Rússia em Lisboa, Serguei Cherbakov chegou ao Sporting para integrar uma das melhores equipas que mais recentemente o clube teve mas que nada ganhou (Paulo Sousa, Figo, Balakov....)... Uma das grandes recordações que tenho dele foi um espectacular golo que marcou em Alvalade, acho que contra o Beira-Mar. Canto da esquerda para a entrada da área, onde Cherba apareceu a rematar de primeira e ao ângulo. Dos melhores golos que vi. Depois veio o pior.... Sousa Cintra lembrou-se de despedir Robson para ir buscar Queiroz e o mais estupido de tudo é que após o jantar de despedida do inglês, o jovem talento teve um acidente que o deixou tetraplégico...
foto Record

Outro grande flop: Julián Kmet

Este “artista” que ainda nem 30 anos tem foi outro que chegou rotulado de “craque”... Descente de ucranianos, dos poucos jogos que fez no Sporting não conseguiu nada de significativo e barato é que também não foi... a época passada esteve no Club Atlético Gimnasia y Esgrima de Jujuy da sua Argentina. Curiosamente, também era extremo-esquerdo como o Tello.

Thursday, October 12, 2006

Um flop chamado Rodrigo Tello

Rodrigo Alvaro Tello Valenzuela é só o jogador mais caro de sempre da história do Sporting. Contratado, creio que por 1,2 milhões de contos, ou se quiserem 6 milhões de euros, chegou muito jovem rotulado de craque. Fernando Mendes, treinador interino do Sporting, quando o chileno chegou afirmou que Tello era «uma mistura de Salas com Recoba».... nunca isso se viu. Dois bons golos (um ao Braga, outro ao Guimarães) em sete épocas de clube é o que melhor me lembro. Muito pouco para quem custou tanto dinheiro. Pode ter muita entrega e abnegação mas de um jogador que custou 6 milhões de euros era de esperar muito mais.

Wednesday, October 11, 2006

Leandro e Viniciús na Coreia do Sul


Os ex-sportinguistas Leandro e Viniciús estão a jogar no mesmo clube na Coreia dO Sul. Se Viniciús chegou com a fama de internacional jovem pelo Brasil mas cedo se viu que não passava de um jogador mediano, já Leandro tinha qualidades para chegar bem mais longe. Chegado ao Sporting, emprestado pelo Valência, o brasileiro deixou-se encantar pela noite lisboeta e nunca mais singrou.

Tuesday, October 10, 2006

O milagre aconteceu

A selecção sub-21 conseguiu fazer quase um autêntico milagre hoje à noite ao derrotar a Rússia por 3-0 e, assim, carimbar o passaporte para a fase final do Euro2007 a disputar na Holanda. Com dois golos sportinguistas (João Moutinho e Djaló) e a preciosa “ajuda” dos russos que viram um jogador expulso e outro marcar na própria baliza, a equipa orientada por José Couceiro, que continua a não me convencer, lá conseguiu anular o péssimo resultado da primeira mão. Amanhã a ver se a selecção A faz uma desfeita a Scolari e em vez do pontinho traz mas é três.

Foto: Record

Monday, October 09, 2006

O fenómeno Souza

O brasileiro Souza é mais um exemplo de jogadores que não se conseguem adaptar a outros campeonatos. Contratado pelo Marítimo há três épocas nunca se conseguiu adaptar ao futebol português. Emprestado ao Goiás fartou-se de marcar golos. Regressou ao Marítimo e voltou a falhar, tendo falhado uma grande penalidade contra o Sporting. Agora, de regresso ao Goiás é “só” o melhor marcador do Brasileirão com 15 golos.

Wednesday, October 04, 2006

Quincy Owusu Abeyie


Sabia que o extremo holandês que causou bastantes problemas à defesa do Sporting nos poucos minutos que jogou pelo Spartak de Moscovo no jogo da Liga dos Campeões fez as camadas jovens no Ajax e já pertenceu aos quadros do Arsenal de Londres antes de se transferir para a Rússia? Contudo, alguns problemas disciplinares não são o melhor cartão de visita para o empolgante futebol que apresenta. Veremos o que conseguirá fazer no futuro este internacional jovem holandês.

O primeiro

Neste blog pretendo exprimir a minha opinião sobre o futebol e os seus verdadeiros intérpretes, os jogadores e alguns treinadores. Fazer o historial de algumas das actuais e antigas vedetas, sejam portuguesas ou estrangeiras, é outro dos objectivos.