Friday, July 18, 2008

“Avô” Donato: o antecessor de Senna!


Antes de Marcos Senna ser peça fundamental na conquista do campeonato europeu pela Espanha, outro brasileiro alinhou pela selecção de “nuestros hermanos”. Donato Gama da Silva, hoje com 45 anos, envergou a camisola da formação espanhola por 12 vezes, inclusivamente no Euro de 96 em Inglaterra. Curiosamente, o também trinco hispano-brasileiro jogou até aos 40 anos, daí já ser apelidado de “avô” pelos seus colegas, terminando a carreira no Corunha, que representou durante 10 épocas. Donato fez parte da equipa que conquistou a única Liga espanhola para o clube galego na temporada 1999/2000, onde fez uma dupla difícil de ultrapassar com Mauro Silva, campeão mundial pelo Brasil em 2002. Donato chegou a Espanha na temporada 1988/89, ingressando no Atlético de Madrid, onde foi companheiro de equipa do grande Paulo Futre, após ter ganho três campeonatos cariocas pelo Vasco da Gama que representou durante oito épocas. Em 1993/94 transferiu-se então para o Corunha, onde foi vice-campeão em 1994 após o dramático penalty falhado por Djukic na última jornada do campeonato. Venceu ainda quatro Taças de Espanha, duas pelo Atlético e duas pelo Depor, clube pelo qual também venceu a SuperTaça espanhola por três vezes.

6 comments :

Sabrina Machado said...

Interessante...Não conhecia a história desse jogador...

http://esportejornalismo.blogspot.com

Daniel Gomes said...

Alô aos que fazem o Futebol Bonito. Sou Daniel Gomes, e há pouco tempo fiz o Pernambola, blog que fala de Futebol Pernambucano em todos os sentidos.
Queria que vocês fossem lá no blog e dessem opniões a fim de que o blog pudesse crescer.
Além, claro, de podermos fechar uma parceria, colocando os nossos links nos favoritos do outro, poderia ser?

Abaixo, o link.
http://pernambola.blogspot.com/

Espero sua visita em breve.
Forte abraço

Anonymous said...

acabo de vera lista de dispensas do sporting.Celsinho, Farnerud e Purovic. são 3 exemplos de profissionalismo: Porquê? mesmo nao jogando assiduamente, não vieram para a praça pública questionar as opções de bento. Se a dispensa de Farnerud se percebe, até por~que teve várias hipóteses de mostrar o seu potencial(?), o mesmo nãose entende em relação aos restantes. Quanto ã Celsinho, defendo que deveria ser emprestado a um clube português para poder jogar mais. Já Purovic... é certo que marcou alguns(poucos) golos que até resoveram jogos, mas Bento este ano tem mais opções. Talvez pudesse seguir o mesmo caminho de Celsinho.
Bento saberá melhor do que ninguém o que fazer. Deivid, outro leão, foi mas deixou água na boca.
Purovic é daqueles desajeitados mas vale a pena esperar!!!
ass: olheiro

vôo do urubu said...

o blog, esta muito bom
esta muito maneiro
um abraço
fui

Rakal D'Addio said...

Boa. Muito legal a lembrança ao Donato.

Marcel Jabbour said...

Bela lembrança a do Donato. Lembro que quando era pequeno não entendia nem ele, nem o Oliveira, que jogava na Bélgica. "Como assim, brasileiro jogando em outro país?"

Hoje é tão comum. Seleções com estrangeiros são quase maioria.

Muito bom post!

Visita lá o DILETRA!

Abraço