Sunday, September 28, 2008

O jogo da vida do Carlos


Quem de repente ligasse a televisão na noite deste sábado no momento em que o Benfica fazia o seu segundo golo na justa vitória sobre o rival Sporting poderia pensar que Carlos Martins acabava de se sagrar campeão do mundo ou que tinha vencido a final da Liga dos Campeões. Afinal não. Era apenas o golo que confirmava o triunfo, mas a avaliar pela euforia, entusiasmo e exuberância do médio formado em Alvalade parecia um feito de muito maior importância. No entanto, é compreensível que lhe tenha dado um gosto especial derrotar o técnico que o dispensou do Sporting por nunca ter conseguido manter a regularidade exibicional que se exige aos grandes jogadores. Ontem foi apenas o primeiro “derby” oficial em que Martins participa do outro lado da barricada... Vamos ver o que o futuro reserva e quem se rirá mais vezes....

Thursday, September 25, 2008

Futebolista brasileiro torturado até à morte por acabar com namorada!

“Thiago Jotta da Silva, formado nas categorias de base do Vasco e que estava atuando na Segunda Divisão do Rio, pelo Estácio de Sá, morreu no Hospital Salgado Filho nesta quarta-feira. Ele foi baleado na madruga da última sexta-feira, no Engenho da Rainha, subúrbio carioca. O principal suspeito da execução do crime é o policial militar Alexsander Freitas da Silva, padastro de Aline Pádula, ex-noiva de Thiago.

No hospital, Thiago prestou depoimento e apontou sua ex-noiva e a madrinha dela, Márcia Pádula Viana, de serem as mandantes do seqüestro, já que atraíram o jogador até o local do crime. Ambas estão presas temporariamente desde domingo. O policial está detido administrativamente por 72 horas.

O jogador contou que foi levado algemado para um campo de futebol, onde também foi torturado por Alexsander e outras pessoas que estavam no local. O delegado Pablo Sartori, titular da 44ª DP, suspeita da participação de mais um policial neste crime.

No começo da semana, Thiago Jotta teve uma perna amputada, mas não resistiu a uma infecção. Ainda não há informações sobre o enterro do jogador.” In http://www.lancenet.com.br/

Aos 23 anos, o jovem central perdeu a vida desta forma trágica e cruel. Triste e lamentável.

Tuesday, September 23, 2008

Quando eu pensava que já tinha visto tudo num campo de futebol...

Jogo: Fornos de Algodres X Fiães (série C da IIIª Divisão Nacional), disputado no último domingo
Resultado: 0-2
Árbitro: Bruno Nave (Castelo Branco), auxiliado por José Bicho e Hélder Ferreira

Aos 59', numa altura em que a equipa visitante já vencia por duas bolas a zero, Filó, o ex-jogador de Sporting de Espinho e Paços de Ferreira, faz entrar Correia para o lugar de Ruben Avelar. Até aqui tudo normal, não fosse o suplente ter entrado com uma camisola, cujos números (dois “3”) eram feitos de fita adesiva.... Ora na ficha de jogo o jogador surgia com o número 35 e não com o 33... Como é lógico, rapidamente os números descolaram e o atleta ficou sem identificação.
Apenas depois de alertado pelos adeptos da equipa da casa, o árbitro lá foi de encontro ao jogador e mandou-o ir até ao seu banco para rectificarem a situação. Como o método utilizado voltou a ser a fita adesiva o resultado foi o mesmo.... Depois de nova ordem de saída de campo, veste uma camisola do avesso sem qualquer numeração e o árbitro assistente permite a sua entrada em campo. Quando constata que o jogador não tem numeração, o árbitro mostra-lhe o amarelo e manda-o vestir a camisola que tinha o número dois nas costas, que pertencia ao jogador que havia substituído...

Monday, September 22, 2008

Prof. Jesualdo importa-se de repetir?

A 23 de Agosto, Jesualdo Ferreira afirmou na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Belenenses: "Não falo de arbitragens, não culpo os árbitros pelas derrotas do FC Porto. Nunca fui assim nem vou ser assim. Vamos ser honestos nas avaliações e não vamos criar à partida um campo favorável a que se especule como bem se quiser".
Ontem, menos de um mês depois, após o empate com o Rio Ave disse: “Além dos nossos deméritos de finalização, o Paiva esteve muito bem, e depois há um livre que bate na trave e depois na mão do defesa do Rio Ave. Nestas alturas, têm de se marcar os penáltis". Hipocrisias para quê? Todos se queixam na hora da verdade, quando se sentem prejudicados.

Friday, September 19, 2008

O meu voto vai para o Sr. Toneca!

Termina já esta segunda-feira a votação para o Capitão Moura, da Liga dos Últimos, disponível em http://videos.sapo.pt/ligadosultimos. Apesar de não estar entre os dois mais votados, o meu voto foi direitinho para o Sr. Toneca.... Descubram porquê? É o candidato número 3. Aqui fica o vídeo sem qualquer “censura”. A parte do Sr. Toneca surge por volta dos cinco minutos...

Wednesday, September 17, 2008

“Caso Vukcevic” ou a casmurrice inveterada de Paulo Bento!

O Sporting perdeu por 3-1 em Barcelona, mas para mim o pior desta partida, ainda que o resultado tivesse sido outro, foi mesmo a nova exclusão de Vukcevic da lista de convocados. A explicação dada por Paulo Bento sobre a ausência do jovem montenegrino é a mesma de sempre: «Não tenho qualquer problema com Vukcevic». Ora, tendo em conta que Vuk é dos jogadores mais tecnicistas, empolgantes e com garra do actual Sporting, o treinador leonino só pode estar a mentir. Custa a acreditar que não haja qualquer problema com o número 10 que ficou de fora da lista em detrimento de Rodrigo Tiuí, por exemplo. É bom que Bento revele o que se passa, sob pena de começar a ser rotulado cada vez mais de “ditador”.
Ou o problema será com todos os jogadores que acabam em “ic”? Stojkovic há muito deixou de ser opção, apesar de ser o melhor guarda-redes do plantel. Purovic também recebeu guia de marcha e a continuar assim Vukcevic será o próximo a sair pela porta pequena. Infelizmente para quem gosta de futebol, tenho quase a certeza de que vai continuar a ser posto de parte por Bento até sair em Dezembro para um qualquer clube europeu, aguçando o apetite de FC Porto e Benfica, por exemplo. Aqui fica um vídeo com os melhores momentos deste empolgante esquerdino com a camisola do Sporting.

Friday, September 12, 2008

Ninguém se chama Heurelho...

Quais os pais que no seu perfeito juízo decidem apelidar o seu rebento de Heurelho!? Foi o que os progenitores de Gomes (porque será que adoptou apenas o apelido como “nome de guerra”) decidiram fazer há 27 anos quando o actual guarda-redes do Tottenham Hotspur nasceu. Após quatro épocas muito positivas ao serviço do PSV, o internacional brasileiro, que começou como avançado, deu o salto para uma das melhores ligas do mundo. No seu país, representou Cruzeiro e Democrata-SL.

Friday, September 05, 2008

Vidigal & Vidigal no Estrela

Aos 35 anos, Luís Vidigal está de volta ao futebol português após oito épocas em Itália. O possante trinco está a ser treinado pelo seu irmão Lito, quatro anos mais velho, no Estrela da Amadora. É o regresso natural, de um jogador que está na fase terminal da carreira, que chegou a ser campeão nacional pelo Sporting na época 1999/2000 e que representou Portugal no Euro 2000. Vidigal sempre foi um jogador que nunca virou a cara à luta, compensando a sua falta de técnica com uma enorme garra e força. Lembro-me de em Alvalade ter assistido a vários jogos em que era assobiado pelos adeptos leoninos do princípio ao fim sempre que tocava na bola. Entretanto, começou a ganhar preponderância no meio-campo e após vários golos vistosos e importantes passou a ser respeitado e até idolatrado. José Luís da Cruz Vidigal nasceu em Angola e começou a sua carreira no Elvas, em 1990/91, onde permaneceu quatro temporadas. Após uma época no Estoril, deu o salto para o Sporting onde jogou entre 1995/96 e 1999/00. Depois de ajudar o Sporting a quebrar o jejum de 18 anos transferiu-se para o Nápoles. Em Itália jogou ainda na Udinese e no Livorno, que caiu para a série B no final da última época. Na sua apresentação, António Oliveira, presidente do Estrela, fez uma afirmação curiosa que demonstra que o jogador não é daqueles para quem o dinheiro é tudo: «Quando lhe falei nos salários, esteve três minutos a rir». Para completar o clã Vidigal na Reboleira, só falta o Estrela ir buscar os outros dois irmãos futebolistas: Jorge Vidigal (União da Madeira) e Toni Vidigal (O Elvas). Na foto, Vidigal comemora com Peter Smeichel o título conquistado pelo Sporting. No vídeo, vejam a espectacular defesa que o italiano Abbiati faz a um cabeceamento de Vidigal.

Wednesday, September 03, 2008

O quotidiano de Rui Costa e Benfica considerado o clube que melhor se reforçou...

O clube da Luz foi considerado o clube que melhor se reforçou neste defeso por 27 dos 77 leitores que participaram nesta votação. O Sporting foi o segundo a receber mais votos, 19, seguido do Braga que mereceu a preferência de 13 leitores. Na quarta posição ficou o FCP com sete votos, seguindo-se Académica e Vitória de Guimarães com três votos cada. Já o Trofense recebeu dois, enquanto Nacional, Rio Ave e Vitória de Setúbal tiveram um voto. Por último, Belenenses, Estrela da Amadora, Leixões, Naval, Marítimo e Paços Ferreira ficaram a zero. Entretanto, já está aberta nova votação sobre qual o vosso prognóstico para o primeiro treinador a receber “guia de marcha”. Votem!