Wednesday, January 18, 2012

Marius Niculae volta a ser feliz

O dia 22 de Dezembro de 2001 dificilmente alguma vez se apagará da memória de Marius Niculae. Até então, o ponta-de-lança romeno estava a fazer uma época de estreia bastante auspiciosa ao serviço do Sporting, tendo marcado, por exemplo, ao FCP na primeira jornada do campeonato e ao AC Milan, na Taça UEFA. Foi contratado ao Dínamo de Bucareste por indicação do seu compatriota Laszlo Bölöni mediante o pagamento de um milhão de contos na altura (hoje cinco milhões de euros), um valor bastante alto para um avançado desconhecido de apenas 20 anos, mas rapidamente se impôs e as suas boas exibições ao lado de Jardel chegaram a despertar o interesse daquele colosso italiano.

Niculae destacava-se por ser um avançado possante, acutilante e dono de um pé esquerdo potente e explosivo, até ao dia do fatídico encontro com o Vitória de Setúbal, onde viria a lesionar-se gravemente num joelho. A partir daí nunca mais foi o mesmo, embora ainda tenha cumprido o resto do contrato de quatro épocas, chegando a ser campeão nacional em 2001/2002 e finalista vencido da Taça UEFA, em 2004/2005. Após sair do Sporting, jogou no Standard de Liége, Mainz e Inverness, antes de regressar ao seu Dínamo de Bucareste, tendo ainda estado emprestado aos gregos do Kavala.

Hoje, com 30 anos, assume-se como a grande referência ofensiva do actual comandante da liga romena, sendo o melhor marcador da competição com 14 golos, cinco deles de penálti. Mostra estar em grande forma e foi novamente chamado aos trabalhos da selecção, embora não tenha alinhado em nenhum dos jogos de qualificação para o Euro 2012. Recordem aqui alguns dos melhores momentos de Niculae ao serviço do Sporting. Apetece perguntar que, caso aquela lesão não acontecesse, até onde poderia ter chegado Nicu?

1 comment :

Anonymous said...

Acho interessante que um dos momentos importantes da carreira deste 'Nicolau' em Portugal tenha sido marcar um golo ao FCP... Aliás, para se entrar na história do futebol português - escrita e descrita pela imprensa desportiva de lx e seus apaniguados - basta tentar afrontar ou beliscar o único clube verdadeiramente grande que este país tem.