Tuesday, January 31, 2012

Para cobrar daqui a uns tempos...

Quem acha que Jorge Jesus vai conseguir o "milagre" de fazer de Yannick Djaló um grande jogador que levante o braço... A mim cheira-me que vai ser mais um Amaral, Cadete, Emílio Peixe ou Porfírio...

Monday, January 30, 2012

Pinas & Bem, uma dupla do “catano”

Hoje trago aqui uma dupla de atletas que, caso algumas vez pudessem jogar na mesma equipa, poderiam render alguns bons trocadilhos, especialmente se fossem contratados por algum clube português. Pinas a jogar atrás de Bem ou Pinas combina com Bem são alguns exemplos... Touvarno Pinas é um defesa natural do Suriname de 26 anos que, após várias épocas a jogar na Holanda, foi esta época contratado pelos israelitas do Maccabi Netanya. Com a mesma idade, Henrique Cornelio Bem é um médio brasileiro que tem feito carreira em clubes dos escalões secundários da Suíça, representando actualmente o FC Chiasso.

Thursday, January 26, 2012

O golo da vida de Kily Álvarez

Qual é a probabilidade de um jogador de um clube do quarto escalão do futebol espanhol ter os seus cinco minutos de fama nos vários cantos do mundo? Certamente diminuta, mas Kily Álvarez conseguiu-o ontem ao marcar um golo espectacular que garantiu a presença inédita da Guiné Equatorial nos quartos-de-final da CAN, competição onde participa pela primeira vez e graças ao estatuto de anfitrião (a par do Gabão).

David Álvarez Aguirre, o nome completo do novo herói que representa o Langreo (actual 3º classificado do grupo 2 da IIIª Divisão espanhola), não teve medo de ser feliz e arrancou um “missíl” no quinto minuto do tempo de compensação para desespero do “superfavorito” Senegal. O portentoso golo do lateral direito provocou uma explosão de alegria no estádio e fez com que a equipa que ocupa o 151.º lugar no ranking da FIFA (41.ª selecção africana) eliminasse o Senegal, quinta equipa na hierarquia africana e 43.ª a nível mundial.

A equipa treinada pelo desconhecido brasileiro Gílson Paulo conseguiu com que um país de menos de 700 mil habitantes e 25 mil praticantes de futebol se impusesse a outro com 12,6 milhões e 661 mil praticantes. Kily Álvarez nasceu em Espanha, tal como muitos dos seus companheiros de selecção, e está no Langreo desde a última época, tendo já representado a equipa B do Atlético Madrid. Será que o golo e tanta visibilidade lhe abrirão portas para outros voos?

Tuesday, January 24, 2012

Um golo bonito, simples e eficaz

Não é novidade para ninguém que nos escalões secundários também se marcam grandes golos. Francesco Ruopolo, do Pádova, voltou a confirmar esta “teoria” na goleada que ontem a sua equipa foi obter a casa do Reggina. O avançado italiano de 28 anos bisou no encontro mas foi o 1-3 que me chamou a atenção. Recebeu a bola na área e, com um adversário pela frente, não se fez rogado, fazendo o esférico entrar na “gaveta” da baliza opositora. Melhor que quaisquer palavras vejam o lance a partir do minuto 2.55 no vídeo seguinte. Ruopolo é um ponta-de-lança que tem feito carreira principalmente na série B italiana mas já conta passagens pelo Parma na série A, tendo tido também uma experiência mal sucedida no Lokomotiv de Moscovo.

Friday, January 20, 2012

CAN volta a “roubar” dezenas de atletas à liga francesa

Mais uma vez, o Campeonato Africano das Nações vai disputar-se numa altura em que a maioria dos principais campeonatos europeus se encontra em pleno andamento. A Ligue 1 francesa volta a ser a competição mais afetada pela chamada de internacionais dos mais variados países que participam na prova que arranca amanhã. Há cinco clubes que viram quatro jogadores serem convocados para a CAN: Lyon, Bordéus, Marselha, Rennes e o surpreendente vice-líder Montpellier que, durante mais de um mês, se vai ver privado de três titulares, incluindo dois dos seus melhores marcadores com cinco golos cada: o senegalês Souleymane Camara (na foto) e o marroquino Younès Belhanda. Outro jogador importante chamado é o também tunisino Jamel Saihi, com o rol de convocados a ser completo pelo defesa marroquino El Kaoutari. E a sorte foi a Nigéria, Camarões e a República Centro-Africana não terem sido apuradas, senão a razia ainda teria sido maior. Ao todo, entre as diferentes divisões, há 62 jogadores que representam clubes franceses, sendo o Mali a selecção com mais atletas naquele país, num total de 14.

Wednesday, January 18, 2012

Marius Niculae volta a ser feliz

O dia 22 de Dezembro de 2001 dificilmente alguma vez se apagará da memória de Marius Niculae. Até então, o ponta-de-lança romeno estava a fazer uma época de estreia bastante auspiciosa ao serviço do Sporting, tendo marcado, por exemplo, ao FCP na primeira jornada do campeonato e ao AC Milan, na Taça UEFA. Foi contratado ao Dínamo de Bucareste por indicação do seu compatriota Laszlo Bölöni mediante o pagamento de um milhão de contos na altura (hoje cinco milhões de euros), um valor bastante alto para um avançado desconhecido de apenas 20 anos, mas rapidamente se impôs e as suas boas exibições ao lado de Jardel chegaram a despertar o interesse daquele colosso italiano.

Niculae destacava-se por ser um avançado possante, acutilante e dono de um pé esquerdo potente e explosivo, até ao dia do fatídico encontro com o Vitória de Setúbal, onde viria a lesionar-se gravemente num joelho. A partir daí nunca mais foi o mesmo, embora ainda tenha cumprido o resto do contrato de quatro épocas, chegando a ser campeão nacional em 2001/2002 e finalista vencido da Taça UEFA, em 2004/2005. Após sair do Sporting, jogou no Standard de Liége, Mainz e Inverness, antes de regressar ao seu Dínamo de Bucareste, tendo ainda estado emprestado aos gregos do Kavala.

Hoje, com 30 anos, assume-se como a grande referência ofensiva do actual comandante da liga romena, sendo o melhor marcador da competição com 14 golos, cinco deles de penálti. Mostra estar em grande forma e foi novamente chamado aos trabalhos da selecção, embora não tenha alinhado em nenhum dos jogos de qualificação para o Euro 2012. Recordem aqui alguns dos melhores momentos de Niculae ao serviço do Sporting. Apetece perguntar que, caso aquela lesão não acontecesse, até onde poderia ter chegado Nicu?

Monday, January 16, 2012

Orlando, o novo rei do azar

Após um calvário de 13 longos meses a recuperar de uma grave lesão no tendão de Aquiles, Orlando, o capitão da Académica de Coimbra voltou a jogar e a lesionar-se precisamente no tendão de Aquiles. O veterano central, com 32 anos, vai ser operado novamente esta quinta-feira e o tempo de paragem previsto é de 8 a 10 meses. Desejo rápidas melhoras ao central que “rouba” o ceptro de “rei do azar” a Pedro Correia, antigo guarda-redes do Paços de Ferreira que, há quatro anos, quando parecia estar perto do regresso à competição, após uma lesão grave, voltou a lesionar-se ao escorregar no departamento médico do clube...

Friday, January 13, 2012

Larissa Riquelme: «Se o América não for rebaixado, ficarei nua»

Larissa Riquelme, a mais famosa adepta do Paraguai, voltou a atacar esta semana no Brasil. A modelo, celebridade e musa do futebol mundial, foi a grande atracção da cerimónia de apresentação dos novos equipamentos do América-PE, uma pequena equipe de Recife, que disputa o campeonato pernambucano.
Larissa ficou 20 minutos em cima do palco e fez uma promessa: «Se o América não for rebaixado, ficarei nua». Algo que esteve perto de acontecer na última época, mas de certo que com esta promessa a falange de adeptos do emblema brasileiro aumentará em larga escala. Adiram ao blog no facebook em

Tuesday, January 10, 2012

Clã Bunbury com futuro assegurado

Alex Bunbury foi um internacional canadiano que durante seis épocas, entre 1993/94 e 1998/99, foi a principal referência atacante do Marítimo. Vindo dos ingleses do West Ham, o possante avançado rapidamente “pegou de estaca” na equipa madeirense. Hoje com 44 anos, Alexander Bunbury está retirado do futebol, após ter terminado a carreira nos norte-americanos do Kansas City Wizards e acompanha a carreira dos seus dois filhos: Teal (21 anos) e Logan (16), nascido em Portugal. E o mais velho dos seus “rebentos” parece ter herdado o jeito do pai para marcar golos, tendo apontado 11 na última época ao serviço do Sporting Kansas City. Há um aspecto, no entanto, em que difere do pai. Apesar de ter nascido no Canadá, Teal Bunbury optou pela nacionalidade norte-americana e já se estreou pela equipa principal dos EUA.

Sunday, January 08, 2012

Messi consolida estatuto de melhor do mundo

Lionel Messi vai voltar a ganhar a “Bola de ouro” que a FIFA atribui anualmente ao melhor jogador do mundo. Esta é, pelo menos, a opinião de 26 dos 50 leitores que participaram na última votação. O argentino do Barcelona recebeu mais cinco votos que o português Cristiano Ronaldo, enquanto que Xavi Hernández recebeu apenas três votos. Amanhã se saberá quem ganha mesmo o troféu. Entretanto, está aberta nova votação sobre o maior “flop” da época em Portugal. Opções não faltam... Adiram ao blog no facebook em

Thursday, January 05, 2012

Pragmatismo de Neto melhor que mediatismo de Rabiu

Rabiu Ibrahim foi recentemente dispensado do PSV, voltando a não se conseguir impor em mais uma equipa do futebol sénior. Já Renato Neto, após um bem sucedido empréstimo aos belgas do Cercle Brugge, vai ter uma oportunidade na principal equipa do Sporting. Há uns anos, os dois jogadores coincidiram nos juniores do clube de Alvalade e enquanto o nigeriano vinha rotulado de craque e de estrela, o brasileiro chegou discretamente. Os dois estiveram num torneio de juniores na Guarda no verão de 2009, onde tive a oportunidade de os ver jogar, e fiquei logo com melhor impressão de Neto (a foto é de um jogo com o Braga nesse torneio). Curiosamente, já na foto, Raiu ia atrás de Neto... Dois anos e meio depois parece que não estava enganado, pelo menos por enquanto. Será que Rabiu ainda conseguirá mostrar que todo o mediatismo criado à sua volta ainda muito jovem tinha razão de ser? Ou será outro Lamptey ou Adu, que está a cumprir um período de experiência no Rayo Vallecano.

Tuesday, January 03, 2012

Uma “remontada” épica!

José Mourinho acaba de mostrar mais uma vez que tem a “estrelinha” e o mérito que só está ao alcance dos grandes campeões. Super-favorito no confronto com o Málaga a contar para os oitavos-de-final da Taça do Rei, o Real Madrid viu-se a perder em casa por dois golos de desvantagem aos 29 minutos. Ao intervalo, o técnico português fez entrar Khedira, Ozil e Benzema de uma assentada mas só aos 68' conseguiu reduzir, por Khedira. Contudo, ainda foi muito a tempo de ganhar. O empate surgiu logo a seguir por Higuain e, aos 78', Benzema completou a “remontada” que ainda poderia ter sido ampliada até ao final. Um grande jogo sem dúvida!

O que vale Xandão?

«Não fiquem falando mal do Xandão pro portuga aí. De repente ele é olheiro do Sporting e desiste do negócio por causa dos comentários críticos de vcs» ou «se vc for torcedor do Sporting, eu te digo que o Xandão é horrível e obrigado por nos livrar dele» são apenas alguns comentários que se podem ler num fórum de adeptos do São Paulo sobre aquele que, ao que tudo indica, será o próximo reforço para o plantel de Domingos Paciência. Pode ser apenas uma coincidência mas da última vez que o clube de Alvalade trouxe atletas directamente de clubes brasileiros - Rodrigo Tiuí e Tales - que os resultados não foram os melhores... Xandão tem uma boa compleição física mas, ao contrário do que muita gente do futebol diz, era um "pesadelo" para a torcida do emblema brasileiro, dado o seu fraco desempenho. Será que a vinda para Portugal significará um "virar de página" nas suas exbições ou será que os olheiros do clube de Alvalade foram descobrir mais um grande flop? Só os próximos meses poderão dar uma resposta mais acertada.