Wednesday, January 15, 2014

Longe vão os tempos em que Cristiano Ronaldo usava o 11 e ainda não marcava penáltis...

Não é toda a gente que se pode orgulhar de já ter visto o melhor do mundo a jogar ao vivo em diferentes fases da sua carreira. A primeira vez que pude avaliar “in loco” as qualidades de Cristiano Ronaldo, que levaram Laszlo Bölöni chamá-lo para trabalhar com a equipa sénior do Sporting ainda com 16 anos, foi a 10 de outubro de 2001. O velho Estádio Santos Pinto, na Covilhã, acolheu um Portugal-Holanda de sub-17 e CR7 confirmou que nessa altura já estava muitos degraus acima dos demais. Então com 16 anos, o craque “só” esteve em dois dos três golos que Portugal marcou. Recordo aqui o que escrevi na altura: «Portugal chegou à vantagem numa jogada de contra-ataque conduzida por Cristiano Ronaldo, que tirou dois adversários do caminho, rematando para a defesa incompleta do guarda-redes holandês, surgindo Fábio Ferraz a empurrar para o fundo da baliza. Na segunda parte, Portugal entrou ao ataque e marcou aos 9 minutos, num livre directo executado de forma perfeita pelo jogador que mais se destacou em todo o encontro, Cristiano Ronaldo».

A segunda vez que vi Cristiano Ronaldo jogar ao vivo foi a 29 de abril de 2003 quando ele com apenas 18 anos representou os sub-21 num particular disputado no Estádio Municipal da Guarda contra a Noruega. Nesse jogo, o melhor do mundo envergou a camisola 11 (como podem confirmar na foto) e viu Ariza Makukula falhar um penálti. Outra curiosidade desse jogo residiu no facto de a Noruega ter chegado ao empate graças a um golo espectacular de Azar Karadas, que um ano depois seria contratado pelo Benfica.

Nesse mesmo ano, voltei a ver o craque jogar ao vivo a 6 de agosto na inauguração do Estádio Alvalade XXI em que o Sporting derrotou o Manchester United por 3-1. O então “puto maravilha” que jogou a extremo esquerdo “partiu a loiça toda” e ganhou o bilhete para Old Trafford. Sobre esse jogo escrevi que «O' Shea ainda hoje deve estar a endireitar os olhos e os rins, tantos foram os nós que Ronaldo lhe fez».

A última vez que vi CR7 jogar ao vivo foi, na Covilhã, em 2010 contra os Camarões durante o estágio de preparação da selecção nacional para o Mundial da África do Sul. Aí já com um estatuto completamente diferente, o craque do Real Madrid foi e continua a ser o centro de todas as atenções.

 Adiram ao blog no facebook em

1 comment :

Paulo Mateus said...

Lembra-me de assistir a este jogo e pouca gente sabia quem era aquele miúdo que hoje é o melhor do mundo