Saturday, September 22, 2007

O 100º só podia ser para o Grande Campeão!














Pois é! Já passou quase um ano desde que decidi criar este blog e chego agora ao post 100. Depois de ter chegado a desanimar com a pouca adesão das pessoas em comentarem o que ia escrevendo, decidi continuar na mesma e hoje o meu esforço é mais recompensado com um número razoável de “comentadores” que aqui deixam regularmente a sua opinião. Neste ano também fico satisfeito por ter feito alguns amigos/conhecidos graças a este blog. Para o post 100 escolhi prestar uma simples homenagem a um Grande Campeão: Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos. São várias as razões para o fazer. Para além dos laços familiares, é ele o grande “culpado” por o autor deste blog ser sportinguista, bem como os seus dois irmãos. Apesar de se ter iniciado no ciclismo profissional apenas aos 25 anos, Agostinho ainda foi muito a tempo de ganhar muita competição e de levar o nome de Portugal bem longe. Logo na sua estreia na Volta a Portugal foi segundo classificado, para em 1970, 1971 e 1972 tirar a desforra e vencer. No mítico “Tour de France ” participou 13 vezes, ganhando a sua primeira etapa em 1969, ano em que terminou no 8º lugar. Nas presenças seguintes na maior prova velocipédica do mundo, onde venceu 5 etapas, entre as quais o “mítico” Alpe d’Huez, foi 14° em 1970, 5° em 1971 e 1980, 8° em 1972 e 1973, 6° em 1974, 15° em 1975, 13° em 1977; 3° em 1978 e 1979 e 11° em 1983. Na “Vuelta” à Espanha, foi também 2º em 1974, 6º em 1973, 7º em 1976 e 15º em 1977. Obteve ainda um quinto lugar na Volta à Suíça, para além de ter vencido por cinco anos consecutivos (de 1969 a 1974) o Campeonato Nacional de Fundo Individual, entre muitos outros triunfos. Representou as equipas do Sporting, Frimatic, Hoover, Magniflex, Bic, Teka, Flandria, Puch-Sem-Campagnolo e Sem-France Loire. Até que a 30 de Abril de 1984, na Volta ao Algarve, um estúpido acidente, causado por um cão que se lhe atravessou à frente da bicicleta, lhe provocou uma fractura craniana que se viria a revelar fatal. Mesmo assim, voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting, vestido com a camisola amarela que tanto gostava. Ainda foi para o hotel e devido à indisponibilidade de meios aéreos, foi transportado de ambulância para Lisboa, daí só ter sido operado 10 horas depois. Ao fim de dez dias em coma, a 10 de Maio de 1984, o grande ciclista entrava na imortalidade. Acreditem ou não, embora ainda nem quatro anos tivesse, tenho uma ligeira recordação da enchente que o seu funeral levou até Torres Vedras. Quem com ele privou, conta que era um homem alegre, divertido e sempre pronto a ajudar os outros. Foi até esta necessidade de ajudar os outros que o levou àquela que seria a sua última corrida. São as tristes ironias do destino... Obrigado por tudo Campeão!

17 comments :

Anonymous said...

tambem devia receber um prémio por comentar uma grande parte dos posts :-)
estou de acordo com a "homenagem" aqui deixada a um grande ciclista.
deixo ainda uma palavra de incentivo ao criador do blog, no sentido de continuar a elaborar, de uma forma correcta e isenta, como de resto tem feito (e bem) ate aqui.
ass:o primeiro dos cem

Net Esportes said...

parabéns pelo post 100, sem dúvida uma grande homenagem ao ciclista merecido............

Walter Fonseca said...

Felicitaciones por los 100!!!

Anonymous said...

Parabéns pela escolha do tema, é uma merecida homenagem que muito pouca gente se lembra de fazer...
Parabéns pelos 100, continua a escrever como tens feito até aqui, apesar de seres do Sporting, não o demonstras muito nos post's, uma coisa que podes alterar desde hoje ;)

Anonymous said...

Não vou felicitar o autor do blog… Porque é desnecessário! Para alem da gd pessoa, é um gd profissional e (infelizmente) um gd sportinguista :)
Um bjo p o maior de sempre

Bianca

Gerson Sicca said...

Cara, parabéns pelo post 100. Teu blog é muito bom. Grande abraço

Alexandre Massi said...

Num precisa se preocupar com o número de comentários. Olhe o meu. Quase nunca tem comentários, mas sei que existem pessoas lendo. E você gostando de fazer isso, está perfeito. Isso é o que importa. Grande abraço

Vinicius Grissi said...

Parabéns pelo centesimo post. E não se deixe desanimar! Vida de blogueiro é assim mesmo...

Victor Hugo Antinossi said...

Não conheço o ciclista, mas parabenizo o blog pelo 100º post, com muitas informações que enriquecem os amantes do futebol!

Filipe Araújo said...

realmente...
blog às vezes dá preguiça! mas é isso mesmo, tem que ir na raça!
parabéns!

Anonymous said...

Sim...parece-me justa, a homenagem.
De facto só não sei se hei-de ficar contente ou triste pelo dia em que se assinala a sua morte...
Bem, mas por altura deste marco que é o post n.º 100, o importante é felicitar o autor do blog, quer pela dedicação, quer pelo esforço (na esmagadora maioria dos casos, reconhecido) de "perseguir", nas suas exposições, o português correcto, ou ainda simplesmente pelo que é e sabe dar.
Para terminar ficam os meus desejos de (ainda) maiores sucessos para o blog!

Anonymous said...

Brasileirão dos Sonhos:

http://carlospizzatto.blogspot.com/2007/10/brasileiro-dos-sonhos.html

Dê uma olhada. Abraços!

Anonymous said...

Cara, muito legal o blog...ainda bem que você não resolveu desistir...eu e meus amigos estamos começando um agora...não deixe de visita-lo

Abraços

Anonymous said...

Agora com o link correto

Anonymous said...

Tá sumido, rapaz! Cadê você?

Sr. Cord, estais convocado a escalar o Grêmio, o Corinthians e o Cruzeiro dos Sonhos.

http://carlospizzatto.blogspot.com/2007/10/grmio-corinthians-e-cruzeiro-do-sonhos.html

Abraços!

Felipe Moraes said...

Parabéns pelo blog. É muito bom mesmo chegar a marcas assim.

Abraço

Anonymous said...

tenho estranhado a ausencia de mais posts. está doente?