Tuesday, September 29, 2009

Foi há 20 anos que Ivkovic ganhou aposta a Maradona

“Foi há 20 anos que Diego Maradona, o maior baixinho de sempre (Pelé, nem vale a pena discutir!), entrou no balneário do Sporting para entregar 100 dólares ao guarda-redes jugoslavo Tomislav Ivkovic, após este ter defendido uma grande penalidade no San Paolo, em Nápoles, na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA 1989-90. Porque uma aposta é uma aposta. E o prometido é devido.
Suplente em Alvalade na primeira mão, com o número 16, Diego só usou o 10 no jogo decisivo, na sua casa espiritual como costumava chamar ao Estádio San Paolo. Foi lá que o Sporting foi eliminado nos penáltis pelo Nápoles (0-0 no final dos 120' e 4-3). E o 10 foi parar às mãos de Tomo Ivkovic de forma pouco usual.
"A ideia de desafiar o Maradona só me surgiu quando ele me apareceu à frente para marcar o quinto e último penálti da série. Se fosse golo, o Nápoles passava a eliminatória. Aproximei-me e disse-lhe que ele não ia marcar. Ficou a olhar para mim, incrédulo, e foi aí que apostei 100 dólares para o desmoralizar ainda mais. Foi o primeiro número que saiu da minha boca. Disse 100 mas podia ter dito cinco ou 200. Ele estava visivelmente cansado, mas aceitou de pronto e continuou a olhar para mim. A verdade é que o desconcentrei. Quando o Maradona partiu para a bola, tive o feeling de que iria atirar para o meu lado esquerdo e defendi."
E depois? "Na altura, não lhe falei dos 100 dólares. Não seria correcto. Apenas lhe pedi a sua camisola 10. No final do jogo, ele foi ao balneário do Sporting com o 10 e os 100 dólares [qualquer coisa como 16 mil escudos naquele tempo]. Atrás dele, um batalhão de jornalistas, muitos microfones e as luzes fortíssimas dos holofotes dos cameramen da TV."
Nove meses mais tarde, em pleno Mundial-90, Ivkovic voltou a defender um penálti de Maradona, agora durante o desempate entre Jugoslávia e Argentina para os quartos-de-final. Desta vez sem aposta. Se houvesse, lá ia o Benjamin Franklin de um lado para o outro. Assim ficou no bolso de Maradona - ele não cometeu o erro de repetir a graça. Ivkovic, esse, ainda hoje está desolado. "Como é possível defender dois penáltis dele e ser eliminado nos dois jogos? Se me contassem, não acreditava!" Tranquilo, Tomo, se o Franklin soubesse, também não”. In www.ionline.pt/ Adiram ao blog no facebook em

Monday, September 28, 2009

Ex-capitão do Sporting da Covilhã é indiscutível no Boavista

Aos 33 anos e após quatro épocas ao serviço do Sporting da Covilhã, onde foi capitão de equipa nas últimas temporadas, Paulo Campos foi um dos inúmeros reforços assegurados pelo Boavista. Até agora, o veterano que tanto pode jogar no ataque como no meio-campo tem sido um dos indiscutíveis no onze axadrezado. Antes de chegar ao Bessa e ter jogado na Covilhã, Paulo Campos, que nasceu em Matosinhos, representou clubes como Lusitânia, Sanjoanense, Sp. Espinho, Machico, D. Sandinenses e Castelo da Maia. Até agora, o Boavista ainda só soma dois pontos em três partidas para desespero do senhor Manuel do Laço, a quem tirei esta fotografia em Óbidos há uns dois anos.

Saturday, September 26, 2009

Ah Grande Duarte!

Parabéns Duarte! Grande exibição no Dragão! Também o teu patrão deve ter ficado contente. Não houve nenhuma dualidade de critérios. Todos os cartões foram justos e nenhum ficou por mostrar…
Agora a sério. Hulk arrancou cartões a Abel e Miguel Veloso sem que ninguém lhe tenha tocado. Polga viu o primeiro amarelo por uma falta normal sobre Fucile no meio-campo portista. Em cima do intervalo, Raul Meireles “ceifou” Abel próximo da área e passou incólume, pois já estava amarelado… Fucile e até Tomás Costa também mereciam a expulsão... Enfim, um sem número de erros, sempre a prejudicar a mesma equipa, que só vieram dar razão a quem tanto criticou esta nomeação.

Friday, September 25, 2009

Nereida a facturar!

Enquanto Cristiano Ronaldo dá cartas em Madrid, Nereida encanta por cá.

Tuesday, September 22, 2009

Uma lei estúpida ou um jogador que não aprende com os erros?

Simon Vukcevic marcou ontem um golo importantíssimo que garantiu a vitória do Sporting sobre o Olhanense. As razões para festejar de forma efusiva são várias: foi um grande golo; foi obtido já nos últimos 5 minutos de uma partida em que a equipa de Alvalade esteve a perder por 2-0; o triunfo permite ao Sporting ir jogar ao Dragão em igualdade pontual; o atleta já não marcava desde o jogo com a Fiorentina em que foi expulso por ter visto o segundo amarelo por ter tirado a camisola na hora de festejar... Ontem, acredito que nem se tenha lembrado desse episódio em que foi acusado por muitos de falta de profissionalismo. Uma atitude, em parte, compreensível. Por outro lado, tem que aprender a viver melhor com esta estúpida lei que penaliza os atletas de festejarem os golos da maneira que mais lhe aprouver. Ontem ficou-se por levantar a camisola e não viu qualquer cartão. Como será da próxima vez?

Monday, September 21, 2009

De Sóbis a Subies

Como se já não bastasse ter sido “desterrado” para os Emiratos Árabes Unidos, onde pode ganhar muito em termos financeiros, mas em termos futebolísticos o campeonato deixa muito a desejar, Rafael Sóbis ainda viu o seu nome sofrer uma “ligeira” alteração. De Sóbis passou a Subies no site do Al-Jazira... Aos 24 anos, e após ter sido “estrela” nas selecções jovens do Brasil e até representar a selecção “A”, o jogador formado no Internacional de Porto Alegre parece estar a cair no esquecimento, tanto que até já o rebaptizaram... Sóbis ou Subies integra ainda o extenso rol de atletas que um dia foram potenciais reforços do Benfica.

Friday, September 18, 2009

É masoquismo colocar Polga a titular

Depois da dupla Daniel Carriço-Tonel ter dado boa conta de si ante o Paços de Ferreira, Paulo Bento decidiu chamar novamente Anderson Polga à titularidade no jogo com o Heerenveen. Resultado: no primeiro golo, o campeão do mundo brasileiro ficou completamente nas “covas” ao tentar saltar com o gigante Sibon. E só estou a falar num lance com interferência directa no resultado. Se anda a jogar lesionado, que fique a descansar durante uns tempos para ver se regressa às boas exibições que já fez com a camisola leonina. Por outro lado, Polga deve ser o central do mundo que menos perigo consegue criar quando sobe à área contrária. Neste momento, apetece dizer que a única coisa boa que Anderson Polga tem na actualidade é mesmo a sua mulher (na foto em cima). Mas como já se sabe que o técnico sportinguista é mais teimoso que uma “mula empacada”, Tonel e Carriço só farão dupla quando o antigo “zagueiro” do Grémio de Porto Alegre não puder mesmo jogar. Aqui fica o vídeo do golo para quem ainda não teve oportunidade de ver.

Thursday, September 17, 2009

A “maquilhagem” da Liga Record

O novo site da liga Record pode ser muito apelativo do ponto de vista do design, mas a funcionalidade deixa muito a desejar, em especial no que toca às ligas privadas. Já passou uma jornada, a segunda está aí bem próxima, e a criação dessas ligas ainda não é possível. Na semana passada, no dia 10 mais precisamente, a resposta a um e-mail que questionava quando seria possível a criação das ligas privadas foi a seguinte:
“Informo que o serviço de criação de ligas privadas ainda não está disponível. A criação deste serviço será posteriormente divulgada.
Contamos ter as ligas privadas implementadas na próxima semana”. Nada ainda mudou.
Mais valia terem ficado com o mesmo programa que tinham há anos, menos “bonito”, mas bem mais prático.

Tuesday, September 15, 2009

Que (S)Merda de jogador...

Smerda. Jaromír Smerda. Mais um belo nome que nos chega do futebol de Leste, a juntar aos de Kona ou Pisha, por exemplo. O defesa checo de 29 anos actua no Banik Sokolov, que é o actual segundo classificado da IIª Divisão do seu país. Smerda nunca passou de clubes de pequena dimensão como o Chmel Blšany, Boleslav, FK Příbram, FC Hradec Králové e Sparta Krč, antes de chegar ao Banik Sokolov na época passada.

Monday, September 14, 2009

Josivan é o reforço mais sonante do Sporting da Mêda

O extremo brasileiro que em 1999 chegou a Portugal para representar o FC Porto é o último reforço do Sporting da Mêda, campeão distrital da Guarda, que milita na série C da IIIª Divisão. Aos 29 anos, Josivan de Lima Fonseca viu-se obrigado a aceitar o convite de uma equipa do interior do país e que faz a sua estreia em campeonatos nacionais. A barriga também não engana e ajuda a explicar, mas não só, o facto do atleta não ter passado da equipa B do FCP e de apenas ter alinhado uma época na SuperLiga (emprestado ao Aves). A partir daí, foi sempre a descer, contabilizando ainda duas passagens por clubes do Vietname. É mais outro, à semelhança de George Jardel, que acaba perdido nas divisões inferiores, após terem chegado com rótulos de grandes craques.

Thursday, September 10, 2009

“Foda-se que o homem é de Coruche”*

O homem que quase ganhou a Taça UEFA e que quase conquistou o campeonato pelo Sporting, quase que levava a Arábia Saudita ao Mundial da África do Sul. José Peseiro conseguiu ser eliminado em casa pela fortíssima selecção do Bahrain aos 94 minutos, quando tinha feito o 2-1 já em tempo de descontos. O ribatejano, natural de Coruche, fica, assim, na história recente por ter sido o técnico que não consegue levar os árabes a um Mundial, depois de terem estado nos Estados Unidos (94), França, (98), Coreia (2002) e Alemanha (2006). É obra!
* Expressão popular conhecida no Ribatejo

Tuesday, September 08, 2009

“Come to Calabria”

Durante a minha recente estadia em Londres, fui surpreendido com um táxi que apresentava esta publicidade, em que o irascível Gennaro Gattuso aparece a promover a região de onde é natural. De repente ali estava eu em frente ao Palácio de Buckingham “confrontado” com o guerreiro italiano que já comeu um caracol vivo e que, recorde-se, jogou na Escócia, pelo Glasgow Rangers.

Sunday, September 06, 2009

Uma imagem que diz tudo...

Diego Maradona bem provocou os brasileiros antes do jogo, mas no fim da derrota caseira frente ao Brasil por 3-1 foi obrigado a render-se às evidências. O Brasil foi melhor. Já o discurso de Queiroz continuará a ser o mesmo até ao fim: «Quem falha tantas oportunidades...». «Se o árbitro tivesse marcado a grande penalidade». Já agora, Liedson não jogou de início porquê? Foto: La nacion

Thursday, September 03, 2009

Júlio César: “Imperador” ou “galinheiro”?

O jovem guardião brasileiro estreou-se esta madrugada na baliza do Benfica com um golo sofrido, em que não ficou totalmente bem na fotografia, na vitória por 3-1 frente ao Celtic. O novo guarda-redes dos “encarnados” mostrou algum valor no Belenenses mas trouxe fama (e algum proveito como podem ver no vídeo abaixo) de “frangueiro” do Brasil. Assumiu a titularidade muito cedo de um grande clube como é o Botafogo e cometeu muitos erros. Ainda antes de assinar pelo clube da Luz, jogou nesta pré-época pelo Belenenses na Covilhã (foto acima) e deu para ver, acima de tudo, que fala muito com os colegas da defesa.

Wednesday, September 02, 2009

Saviola considerado a melhor contratação

Naquela que foi a votação mais participada de sempre, com 192 votantes, o argentino Javier Saviola foi considerado a melhor contratação para o campeonato português desta época com 55 votos. El Conejo tenta recuperar o tempo perdido em Barcelona e Madrid e por enquanto tem estatuto de titular indiscutível. Na segunda posição, ficou o chileno Matías Fernández, que até agora mostrou muito pouco, com 30. Em terceiro, ficou o argentino Belluschi com 28, seguindo-se o também benfiquista Ramires com 24. Nas posições seguintes ficaram os seus companheiros Javi Garcia com 15 e Keirrison, que ainda não mostrou as referências que trouxe do Brasil, com 11. Em sétimo ficaram Caicedo, que para alguns passou de bestial a besta em pouco tempo, e Falcao, que está a mostrar poder de fogo no FC Porto, ambos com 10. Em último lugar ficou Rodrigo Possebon, que chegou com rótulo de craque do MU, mas deve receber guia de marcha do Sporting de Braga. Entretanto, está aberta nova votação sobre o melhor jogador que abandonou a liga portuguesa esta época. Votem!

Tuesday, September 01, 2009

1ª chicotada da época atinge João Eusébio

O treinador João Eusébio rescindiu hoje de forma amigável o contrato que o ligava ao Sporting da Covilhã, actual 10.º classificado da Liga de Honra. Recorde-se que depois de ter ganho na primeira jornada em Aveiro, o Covilhã averbou duas derrotas consecutivas nas duas últimas rondas frente a Freamunde e Gil Vicente. O técnico natural de Vila do Conde torna-se assim mais uma das “vítimas” do presidente José Mendes. Já há algum tempo que era notório o distanciamento entre as duas partes, uma vez que João Eusébio se tinha queixado de que da lista de reforços que indicou ao clube nenhum assinou pelo Covilhã.