Tuesday, November 30, 2010

Rabiu Ibrahim continua à procura de clube

Depois de não ter conseguido convencer os responsáveis de Club Brugge e VVV Venlo, Rabiu Ibrahim está agora, de acordo com a imprensa do seu país, a efectuar mais um período de testes no Telstar SC, actual 15º classificado da IIª Divisão da Holanda. Aos 19 anos, o nigeriano - que com idade de juvenil terá sido disputado por diversos grandes clubes europeus, tendo optado por escolher representar o Sporting – continua a sentir grandes dificuldades para se impôr no escalão sénior.

Relembro que a única vez que vi o jogador ao vivo num torneio de juniores na Guarda não consegui entender os motivos para que fosse considerado por muitos o sucessor de Jay Jay Okocha e a razão de ter custado cerca de um milhão de euros ao clube de Alvalade. Quase dois anos depois, o tempo continua a dar-me razão e o jovem nigeriano continua bem longe do sucesso que tanto se especulou quando era a grande estrela dos sub-17 do seu país.

Monday, November 29, 2010

Não foram oito, mas foram cinco!

Na jornada passada, o Barcelona aplicou “chapa 8” em Almeria e Cristiano Ronaldo apareceu de “peito feito” a dizer que queria ver a equipa de Pep Guardiola fazer o mesmo ao seu Real Madrid. Hoje quase que era obrigado a trincar a língua, pois a formação orientada por José Mourinho saiu vergada do Camp Nou a uma humilhante goleada por cinco golos sem resposta. No entanto, ainda há muito campeonato para jogar e a luta pelo título está totalmente em aberto. Será que aqueles que muitos consideram o melhor treinador do mundo será o último a rir?

Thursday, November 25, 2010

Ex-futuros campeões europeus trazem 3 de Israel

Talvez empolgado pela alegria do momento, Jorge Jesus não fez por menos no final da época passada quando assegurou a conquista do título nacional para o Benfica: «Este ano a prioridade foi sempre o campeonato nacional. Mas para o ano, além do campeonato nacional quero ser campeão europeu», realçou em Maio. Uma afirmação que seis meses depois soa a descabida e ridícula, sobretudo após a humilhante derrota sofrida ontem em casa dos israelitas do Hapoel Tel-Aviv, o terceiro desaire nos três jogos que efectuou na condição de visitante. Muito pouco para quem tanto prometeu!
Foto www.record.pt

Monday, November 22, 2010

Rivaldo volta a jogar no Brasil

Aos 38 anos, Rivaldo vai voltar a jogar no Brasil, mais precisamente no Mogi Mirim, clube de que é presidente. O antigo astro da selecção brasileira e de clubes como Barcelona, Milan, Corunha, Olympiacos e AEK Atenas anunciou no final da semana passada que vai disputar o Campeonato Paulista de 2011, onde se poderá estrear contra o São Paulo. É certo que a velocidade não é a mesma dos seus tempos áureos, mas a técnica e o pé esquerdo de Rivaldo deverão estar ainda mais refinados para gáudio dos adeptos do Mogi Mirim que vai representar após ter estado com Scolari no Bunyodkor, do Uzbequistão. Resta saber como irá o treinador lidar com “Rivaldo jogador” e “Rivaldo presidente”... Aqui fica um vídeo com alguns lances de génio do pentacampeão mundial.

Friday, November 19, 2010

Mareque marca golão. Lembram-se dele?

Lucas Mareque é um lateral esquerdo que passou sem nenhum sucesso pelo FC Porto na época de 2006/07. Contratado ao River Plate, o argentino não conseguiu convencer os responsáveis portistas e o técnico Jesualdo Ferreira, sendo “recambiado” para o seu país pouco tempo depois de ter chegado. Foi contratado pelo Independiente que esta madrugada foi perder por 3-2 em casa dos equatorianos do LDU de Quito nas meias-finais da Taça Sul-Americana. Depois de estar a perder por 3-0, a equipa argentina reduziu para 3-2 com o último dos seus golos a ser apontado por Mareque, actualmente com 27 anos. E que golo! Vejam a partir do minuto 5.20

Thursday, November 18, 2010

Viste como se faz Carlos?!

Portugal vulgarizou ontem a Espanha campeã europeia e mundial, “vingando” a eliminação dos oitavos-de-final do Mundial da África do Sul. Paulo Bento mostrou a Carlos Queiroz que, jogando para ganhar e sem medo de perder, é possível para vencer os “todo-poderosos” espanhóis. Portugal empolgou, deu espectáculo e o público vibrou com cada um dos quatro golos marcados. Até Cristiano Ronaldo, que na “era Queiroz” pouco rendeu na selecção, parece outro e ontem arrancou uma jogada de génio que só não foi coroada com um golo porque o árbitro e... Nani não quiseram. É certo que o jogo de ontem foi a “feijões”, mas que deu muito gozo ver os espanhóis a “cheirarem a bola” e a levarem “olés” deu!
Foto: www.sol.sapo.pt

Tuesday, November 16, 2010

De partida para Barcelona, Afellay marca um golo “estonteante”

Entusiasmado pelo anúncio da sua contratação pelo Barcelona, Ibrahim Afellay fez uma jogada “do outro mundo”, marcando um golo ao alcance de poucos. Ainda que tenha sido num treino, não deixa de ser uma habilidade que já está a deixar os adeptos catalães com “água na boca”. O internacional holandês de 24 anos, descendente de marroquinos, deixa assim o PSV de Eindhoven para se juntar ao colosso espanhol onde vai ser mais um tecnicista às ordens de Pep Guardiola.

Thursday, November 11, 2010

Yeboah, um avançado empolgante

Tony Yeboah era o protótipo do ponta-de-lança africano: forte, abnegado e pouco disciplinado tacticamente. Juntamente com Abedi Pelé constitui um dos ídolos “eternos” da selecção ganesa que durante muito tempo não conseguiu transpor para o escalão sénior os bons resultados alcançados nas camadas jovens.

Anthony Yeboah deu nas vistas na Alemanha, inicialmente no Saarbrücken e depois no Eintracht Frankfurt, onde os muitos golos marcados chamaram a atenção do Leeds United que na década de 90 era um dos bons clubes do campeonato inglês. Regressou então à Alemanha para actuar no Hamburgo até pendurar as chuteiras no Al Ittihad, do Qatar. Aqui fica um vídeo de dois dos melhores golos da carreira de Yeboah.

Tuesday, November 09, 2010

O infantil Maniche

Já se sabe que Maniche não é “nenhum menino de coro”, mas tendo em conta a sua idade, bem como os clubes e os países em que já jogou, já deveria ter aprendido a refrear os ânimos quando é provocado. O Sporting até poderia ter perdido na mesma o jogo frente ao Vitória de Guimarães caso o internacional português não tivesse visto o cartão vermelho, mas o ex-Colónia (onde teve este “lindo” gesto para com um fotógrafo) será sempre considerado o principal culpado do desaire. A juntar ao castigo que lhe vai ser aplicado pela Comissão Disciplinar, Paulo Sérgio deveria ter a coragem de deixar Maniche a arejar as ideias por várias partidas para ver se aprendia com a lição.

Monday, November 08, 2010

“Ai Jesus que lá vou eu...”

“Indo eu, indo eu,
a caminho de Viseu,
Indo eu, indo eu,
a caminho de Viseu,

Encontrei o meu amor,
ai Jesus que lá vou eu,
Encontrei o meu amor,
ai Jesus que lá vou eu (...)”

Apesar do local de eleição desta canção popular ser Viseu, dado o que aconteceu ontem à noite no Porto pode aplicar-se na perfeição ao treinador do Benfica que começa a ver a revalidação do título por um canudo. Jorge Jesus ainda deve estar a martirizar-se pelas invenções que decidiu operar no esquema táctico do Benfica que culminaram com a humilhante goleada sofrida no Porto. David Luiz a lateral esquerdo, Sidnei a titular, Fábio Coentrão perdido em campo, Saviola no banco... Um sem número de erros que redundaram numa estrondosa vitória do FC Porto que pode começar a pensar em encomendar as faixas de campeão. Destaque, mais uma vez, para a estrondosa exibição de Hulk e para o primeiro golo de Falcao que merece ser visto e revisto vezes sem conta.

Wednesday, November 03, 2010

Real Madrid vai vencer Liga espanhola

É, pelo menos, o que diz a maioria dos leitores que participaram na última votação. Deste modo, 52 dos 99 votantes consideram que o Real de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe vai destronar o Barcelona de Pep Guardiola, que mereceu a escolha de menos 14 leitores. Na terceira posição ficou o Valência com 5 votos, seguido do Atlético de Madrid apenas com 3. Já o Villarreal ficou-se por apenas um voto, enquanto que o Sevilha ficou a zero. Entretanto, está aberta nova votação sobre quem será o melhor marcador da Liga portuguesa. Por enquanto, Hulk tem estado imparável, mas será que vai manter a veia goleadora até ao fim? Votem!