Thursday, January 26, 2012

O golo da vida de Kily Álvarez

Qual é a probabilidade de um jogador de um clube do quarto escalão do futebol espanhol ter os seus cinco minutos de fama nos vários cantos do mundo? Certamente diminuta, mas Kily Álvarez conseguiu-o ontem ao marcar um golo espectacular que garantiu a presença inédita da Guiné Equatorial nos quartos-de-final da CAN, competição onde participa pela primeira vez e graças ao estatuto de anfitrião (a par do Gabão).

David Álvarez Aguirre, o nome completo do novo herói que representa o Langreo (actual 3º classificado do grupo 2 da IIIª Divisão espanhola), não teve medo de ser feliz e arrancou um “missíl” no quinto minuto do tempo de compensação para desespero do “superfavorito” Senegal. O portentoso golo do lateral direito provocou uma explosão de alegria no estádio e fez com que a equipa que ocupa o 151.º lugar no ranking da FIFA (41.ª selecção africana) eliminasse o Senegal, quinta equipa na hierarquia africana e 43.ª a nível mundial.

A equipa treinada pelo desconhecido brasileiro Gílson Paulo conseguiu com que um país de menos de 700 mil habitantes e 25 mil praticantes de futebol se impusesse a outro com 12,6 milhões e 661 mil praticantes. Kily Álvarez nasceu em Espanha, tal como muitos dos seus companheiros de selecção, e está no Langreo desde a última época, tendo já representado a equipa B do Atlético Madrid. Será que o golo e tanta visibilidade lhe abrirão portas para outros voos?

1 comment :

Diogo Silva said...

A garra e a vontade dos homens da Guiné, muitos perdidos nas divisões secundárias de Espanha, foi enorme em comparação com as vedetas dos senegaleses. Até o Balboa jogou bem e quase que voltava a marcar.