Thursday, April 19, 2012

Amorebieta, a excepção

Fernando Amorebieta nasceu em Cantaura, na Venezuela, há 27 anos e é o único jogador do atual plantel do Athletic Bilbao, que hoje defronta o Sporting nas meias-finais da Liga Europa, que nasceu noutro país. De resto, esse é um estatuto que partilha com outras raras excepções em toda a história do clube centenário, sendo a mais mediática o francês Bixente Lizarazu. Amorebieta é inclusivamente internacional venezuelano mas é filho de pais bascos e fez toda a sua formação desportiva em Lezama (escola do clube), tendo ainda representado por quatro vezes a selecção espanhola de sub-19. No final do ano passado, mais precisamente a 17 de dezembro, entrou para a história do clube ao ser o primeiro estrangeiro (apesar da origem basca) a envergar a braçadeira de capitão. O possante central (1,95 cm e 85 kg) é peça fundamental no onze de Marcelo Bielsa.

2 comments :

Jorge Gomes said...

Amorebieta é internacional pela Venezuela mas desde muito novo que foi morar para Espanha, daí não se poder considerar bem um estrangeiro

Ruben Silva said...

Uma das regras para se jogar no clube de Bilbau, para além da origem basca, é a formação nas camadas jovens do clube. Amorebieta, Jonas Ramalho e Victor Monteiro (jovem português) são esses casos.

Cumps.

Visitem
http://diariodesportivo1.blogspot.pt/
Facebook
http://www.facebook.com/DiarioDesportivo