Thursday, November 08, 2012

Bobô: do Distrital da Guarda à IIª Liga da Hungria

De modo a poder regressar ao comando técnico do Feirense, Quim Machado interrompeu uma curta aventura que teve no outrora histórico Vasas de Budapeste, que na última época não evitou a despromoção na Primeira Liga da Hungria. Para o acompanhar no clube da capital magiar, o técnico português levou dois jogadores de Portugal, os brasileiro Bobô e Thiago Schmidel de Freitas (ex-Feirense). É sobre o primeiro que vou falar. O avançado alinhou na última temporada pela Associação Desportiva de Fafe, pela qual marcou sete golos na zona Norte da IIª Divisão. Aos 30 anos, Bobô vive a sua primeira experiência profissional fora de Portugal, já que desde muito novo veio jogar para o nosso país, tendo começado nas camadas jovens do Campomaiorense. De resto, foi ainda no seu início de carreira (22 anos) que o vi jogar várias vezes pelo Mileu no Campeonato Distrital da Guarda em 2004/2005.

Apesar da sua tenra idade, o avançado que vinha do Meruge, do Distrital de Coimbra, rapidamente deu nas vistas pela sua capacidade técnica e instinto goleador. Considero até que foi dos melhores jogadores que vi jogar ao longo da última década no Distrital da Guarda. A boa época fê-lo dar o salto para o Satão, então na IIIª Divisão, de onde transitou depois para o Sanjoanense em que permaneceu três épocas e meia, clube em que subiu da IIIª para a IIª Divisão. Seguiu-se o Moreirense que ajudou a subir à Liga de Honra, onde dispôs de várias oportunidades a titular e acabou por sair no final da época 2010/11 para depois ingressar no Fafe. Agora na Hungria, José Claudeon dos Santos está a demonstrar todo o seu valor, tendo já marcado seis golos e é um dos responsáveis pela boa campanha do Vasas – onde tem a companhia de vários compatriotas, que ocupa o segundo lugar no campeonato, a apenas dois pontos do primeiro. Bobô é irmão de Detinho, antigo jogador de Leixões e Campomaiorense, que aos 39 anos ainda joga no Citizen Athletic Association, de Hong Kong.

Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Anonymous said...

Bom Jogador. tive o prazer de jogar com ele no Meruge(equipa que militou no divisão de Honra da AFCoimbra),sem duvida que já na altura mostrava que era um jogador acima da média para tal campeonato.No meruge foi sem duvida o melhor jogador que passou naquele clube e ainda por cima o melhor marcador desse mesmo campeonato,ainda treinou na Associação Desportiva Nogueirense,antes de ir para o Mileu.

Anonymous said...

Realçando o bom trabalho de pesquisa subjacente a este post, aquilo que posso dizer em relação ao atleta - que também terei visto jogar no Distrital da Guarda - é que, em Portugal, "cortaram-lhe as (v)asas"...