Wednesday, November 21, 2012

Haruna Babangida: de potencial estrela do Barcelona ao Kapfenberger SV

Tijani Babangida foi um extremo direito de razoável sucesso no Ajax e na selecção nigeriana na década de 90. Haruna, o seu irmão nove anos mais novo, prometeu chegar muito mais alto, mas o futebol “real” mostrou que as muitas expectativas criadas em adolescente saíram furadas. O mais novo dos manos Babangida iniciou-se nos escalões de formação do Ajax, de onde transitou para o “gigante” Barcelona, com apenas 14 anos. Integrado no plantel da equipa “B”, onde coabitou com Xavi e Puyol por exemplo, o extremo impressionava pela sua velocidade e baixa estatura (1m,66cm) e chegou a ser chamado aos trabalhos da equipa principal na altura de Van Gaal. De resto, quem era fã de jogos como o Championship Manager sabe que Haruna Babangida era umas das “trutas” apetecíveis e que registava uma enorme progressão ao longo do jogo.

Contudo, no mundo real nunca confirmou as grandes expectativas que gerou e depois de ser emprestado ao Terrassa e ao Cádiz, terminou contrato com o clube da Catalunha e assinou, em 2004/2005 pelos ucranianos do Metalurh Donetsk, onde esteve dois anos. Assinou depois pelos gregos do Olympiacos (mais duas épocas). O Chipre e o Apollon Limassol foram a sua próxima paragem, seguindo-se os russos do Kuban. Passou ainda pelos alemães do FSV Mainz 05 e dos holandeses do Vitesse, antes de no verão de 2011 ter assinado pelos austríacos do Kapfenberger SV (KSV 1919), penúltimo classificado da IIª Divisão daquele país, onde ainda permanece. Como se percebe pelo seu conturbado percurso, estabilidade foi algo que o extremo nigeriano nunca conheceu por muito tempo e, aos 30 anos, já não deve aspirar a chegar muito mais longe na sua carreira.

Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Anonymous said...

Este rapaz faz lembrar o agora chamado Beto Severo, uma eterna promessa de um clube português que, no final de cada época, estava, invariavelmente, a caminho do Real Madrid... Afinal, acabou no Belenensese e agora é RP ou coisa parecida do tal clube que, um dia destes, o porá a andar...

RF said...

Este Haruna chegou a ser uma grande estrela numa edição do Football Manager.