Tuesday, November 06, 2012

Há 30 brasileiros a disputar o Mundial de futsal!

Não, o Brasil não tem duas selecções a disputar o Mundial de futsal que está a decorrer na Tailândia, mas bem que poderia ter... Isto porque, para além dos 14 convocados que compõem o grupo que defende o título mundial conquistado há quatro anos, há mais 15 atletas nascidos no Brasil que estão a participar na competição. Só na Itália são sete: Márcio Forte (o Marcinho), Humberto Honório, Rodolfo Fortino, Alex Merlim, Jairo Dos Santos (conhecido como Vampeta), Gabriel Lima e Assis Saad. Não considerem que são muitos, pois em 2008 foram 10... Na Rússia são mais cinco: Pula, Éder Lima, Robinho, Sirilo e Gustavo. Até a Espanha, uma das teóricas candidatas ao título, tem dois atletas “made in Brasil”: Fernandão e Alemão. Portugal também aparece nesta lista, já que Fernando Leitão, jogador do Sporting chamado por Jorge Braz, nasceu em São Paulo. Por último, a Austrália também tem o "seu" brasileiro, chamado Fernando, que joga ainda futebol de onze no South Melbourne, clube da segunda divisão local. É compreensível este elevado número de atletas naturalizados? A verdade desportiva não é colocada em causa? Tudo é permitido a pensar nos resultados? São apenas algumas das questões que se colocam.
Adiram ao blog no facebook em

2 comments :

Anonymous said...

A naturalização de atletas, nas diferentes modalidades, é uma prática imbecil que, obviamente, veio alterar as regras do jogo. Mas, se havia uma equipa portuguesa que se orgulhava de só ter futebolistas nacionais (ainda que muitos deles fossem oriundos das ex-colónias) e que agora já quase não tem portugueses, então tudo é permitdo... Siga a marinha!

Luís Marques said...

Considero esta situação vergonhosa. A FIFA devia impor um limite de jogadores naturalizados por selecção para impedir exageros como os da Rússia e Itália