Friday, October 23, 2015

Guiné-Conacri é a seleção que mais “fode” no Mundial sub-17

Está a decorrer no Chile mais uma edição do Campeonato do Mundo de sub-17, competição onde se deram a conhecer antigos e atuais craques do futebol internacional como Luís Figo, Del Piero, Juan Sebastián Verón, Francesco Totti, Ronaldinho Gaúcho ou Javier Mascherano e Carlos Tévez.

Outra tendência destes campeonatos é a de, principalmente, as seleções africanas convocarem atletas com idades bem inferiores às legalmente permitidas. Há dois anos, a Costa do Marfim apresentou uma “criança” com 13 anos e na edição deste ano há sete atletas com 15, cinco dos quais oriundos de África. Os mais novos de todos são os malianos Mamady Diarra, nascido a 26 de junho de 2000, e Ousmane Diakité, nascido um dia antes e que jogou 14 minutos no triunfo sobre o Equador por 2-1, entrando para o lugar de Sekou Koita, que só em Novembro fará 16. Os outros quatro completam os 16 anos ainda em 2015, sendo que Alhassane Soumah, da Guiné-Conacri, está a comemorar precisamente hoje o seu aniversário. Já em Novembro será a vez do nigeriano Edidiong Michael Essien, do sul-coreano Kim Jungmin, totalista nos dois primeiros encontros, e do costa-riquenho Miguel Aju Alfaro.

Estas provas são também propícias para o despontar de jovens promissores com nomes peculiares como são os casos de dois guineenses que partilham “Fode” como nome próprio, “uma espécie de Zé ou de Pedro” lá do seu país. No site da FIFA são apresentados como Fode Camara e Fode Conte, mas como o seu país é francófono certamente que os nomes terão o respetivo “assento”, pronunciando-se e escrevendo-se “Fodé”, mas fica o registo.
Na foto surge o central Fode, ou Fodé, Camara.

Adiram ao blog no facebook em

No comments :