Thursday, October 08, 2009

Taiti: um grupo de bom rapazes que foi ver as pirâmides

21 golos sofridos em três jogos e nenhum marcado. Foi este o registo da selecção de sub-20 do Taiti no Mundial do escalão que está a decorrer no Egipto. Com apenas 180 mil habitantes, a pequena ilha do Pacífico conseguiu o passaporte para a competição após uma surpreendente vitória num quadrangular em que participou a Nova Zelândia, que passou a ser a favorita de qualquer competição realizada na Oceânia, após a passagem da Austrália para a confederação asiática em 2005. Apesar de a equipa ter sido formada à pressa para o torneio de qualificação da Oceânia, o factor casa falou mais alto e o Taiti levou a melhor no quadrangular que também contava com a Nova Caledónia e as Ilhas Fiji. Segundo a assessoria da da Polinésia Francesa, apenas cerca de cinco por cento da população da ilha do Pacífico Sul pratica futebol e desses apenas 40 tinham idade para integrar a equipa nacional que esteve em África. Deste modo, a solução foi promover uma triagem desses jovens para chegar a um esboço do que poderia ser a selecção sub-20 do país. Dos atletas que foram brindados com oito golos da Espanha e da Venezuela e ainda mais cinco da Nigéria, uns voltaram ao arquipélago à procura de um trabalho ou então à velha rotina como pescadores ou sapateiros.
O treinador da equipa que fez história pela sua primeira participação num Mundial foi o francês Lionel Charbonnier. Apesar das derrotas pesadas, o terceiro guarda-redes da selecção francesa campeã do mundo em 1998 salientou a importância dessa participação para a evolução do futebol no Taiti: «Além de virem passear, os nossos jogadores puderam aprender como é o futebol profissional. Só fico triste porque sei que poderíamos ter feito melhor».

PS: Mercê de uma ingenuidade incrível após um canto favorável, a Nigéria foi eliminada da competição frente a uma Alemanha em inferioridade numérica. Rabiu Ibrahim marcou um golo e mostrou bons pormenores. No entanto, numa altura em que se fala que não quer renovar contrato com o Sporting nem ser emprestado ao Real Massamá, continuo com dúvidas de que virá a ser um jogador de eleição no futuro como já aqui escrevi. Em baixo, foto do site da FIFA de Rabiu a ser consolado pelo técnico alemão.

4 comments :

Saulo said...

Isso é futebol.

Pedro Franco said...

Isso é futebol.[2]

http://coxamor.blogspot.com/

Paulo said...

Os rapazes do Taiti foram ao Egipto ver as pirâmides. Em portugal, os rapazes que jogam nos clubes de lisboa vão à Invicta fazer figura de camelos!! Tenho dito.

Anonymous said...

Isso é um futebol!!!

Abraços!
SFC


visite:
http://jlntudosobrefutebol.blogspot.com/